Cinebiografia do educador brasileiro será dirigida por Felipe Hirsch e estrelada por Moura
Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/04/2023, às 17h53
O educador e pedagogo Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira e um dos autores acadêmicos mais citados do mundo, será o objeto de um filme estrelado pelo ator brasileiro Wagner Moura. A coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, informa que o longa-metragem se chamará "Angicos" e será dirigido por Felipe Hirsch.
O filme contará a história de um experimento pedagógico realizado por Freire na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, onde, há 60 anos, em 1963, ele alfabetizou 300 pessoas em 40 horas.
Realizado com consultoria da família do educador e com o apoio do Instituto Paulo Freire, o filme teve seu roteiro finalizado. Ainda não há uma data de lançamento estipulada para a produção.
O roteiro do filme foi escrito a seis mãos, pelo diretor Felipe Hirsch, pela roteirista Juuar e pelo escritor Itamar Vieira Junior, autor da sensação literária "Torto Arado", que ganhou o Prêmio Jabuti de Romance Literário em 2020. O longa-metragem será produzido por Adriana Tavares, da Café Royal, e coproduzido pelas produtoras Cenya e Reagent Media. A trilha sonora do filme fica a cargo do multi-instrumentista Egberto Gismonti.
Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro que influenciou a pedagogia mundial com seus trabalhos teóricos e com seu método de alfabetização de adultos. Ele faleceu em 1997, aos 75 anos.
Wagner Moura é um ator brasileiro de 46 anos, atuante na indústria cinematográfica nacional e internacional. Ele despontou como diretor e roteirista no filme "Marighella", de 2021, inspirado na vida do guerrilheiro Carlos Marighella, que foi um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro