Centenas de pessoas deixaram suas casas nesta quarta-feira, 17, depois que um vulcão entrou em erupção na província de Sulawesi
Giovanna Gomes Publicado em 17/04/2024, às 09h46
Na Indonésia, um vulcão entrou em erupção em uma área remota, forçando centenas de pessoas a evacuarem o local nesta quarta-feira, 17, após a expulsão de lava e uma imensa nuvem de fumaça pela montanha.
O monte Ruang, situado na província de Sulawesi, entrou em erupção às 21h45 de terça-feira (horário local), com a atividade vulcânica persistindo ao longo do dia seguinte, de acordo com agências de vulcanologia e geologia.
Embora não haja relatos de vítimas após a erupção, aproximadamente 800 pessoas tiveram que deixar dois vilarejos na ilha próxima de Tagulandang, conforme relatado pela agência estatal Antara.
De acordo com o portal G1, a primeira fase da erupção gerou uma coluna de cinzas com cerca de 2 quilômetros de altura. Posteriormente, o vulcão lançou materiais que atingiram uma altitude de 2,5 quilômetros, como informou Muhamad Wafid, diretor da agência geológica, em um comunicado.
Já na segunda-feira, a agência de vulcanologia havia emitido um alerta, indicando um aumento na atividade do monte Ruang, após dois terremotos registrados nas semanas anteriores.
A Indonésia, situada no "Anel de Fogo do Pacífico", é frequentemente afetada por atividades sísmicas e vulcânicas.
Arqueólogos desvendam o local de batalha de Alexandre, o Grande
Aos 80 anos, ator Ney Latorraca morre após agravamento de câncer
Em evento histórico, papa Francisco visita complexo prisional na Itália
Motim em prisão no dia de Natal deixa dezenas de mortos no Moçambique
Mais de 100 anos depois, vítima do Massacre de Tulsa é identificada
Astronautas são alvo de teoria conspiratória após exibirem decoração de Natal