Crianças observando um eclipse - Getty Images
Astronomia

Visível até do Brasil: confira as datas em que ocorrerão eclipses em 2025

Em 2025, poderão ser vistos de diferentes lugares do mundo, incluindo no Brasil, um total de três eclipses; confira o calendário dos fenômenos!

Éric Moreira Publicado em 31/12/2024, às 11h00

Com a chegada iminente de 2025, muitas pessoas já começam a se preparar para várias datas e eventos especiais que ocorrerão ao longo do ano. E para a alegria dos entusiastas de astronomia e fenômenos espaciais, no próximo ano serão visíveis da Terra um total de três eclipses.

Estes eclipses, conforme repercute a CNN Brasil, serão dois solares e um lunar. Os solares só poderão ser vistos parcialmente, em alguns lugares do mundo, mas o lunar poderá ser apreciado de forma total nas Américas, ou seja, incluindo o Brasil.

Vale lembrar que os eclipses solares parciais ocorrem quando a Lua se move entre o Sol e a Terra, sem alinhar-se perfeitamente com nosso Astro-Rei, de forma que o Sol fica parcialmente obscurecido, formando no céu um formato de crescente. Esse tipo de fenômeno, segundo a Nasa, ocorre pelo menos duas vezes por ano em algum local da Terra.

Já o eclipse lunar que será registrado, um eclipse total, ocorre quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, bloqueando a luz solar que atinge nosso satélite natural. Com isso, ele apresentará um tom avermelhado.

Outro detalhe importante sobre os fenômenos é que é extremamente importante a utilização de óculos certificados ou um visualizados solar portátil, para evitar quaisquer danos graves aos olhos devido aos raios nocivos do Sol.

Calendário de eclipses

O primeiro eclipse do ano será justamente o eclipse lunar, que poderá ser observado de todo o Brasil. Ele ocorrerá em 14 de março, e será visível também no Pacífico, nas Américas, na Europa Ocidental e na África Ocidental.

No mesmo mês, em 29 de março, poderá ser visto um eclipse solar parcial em parte do nordeste dos Estados Unidos e Canadá, bem como na Groenlândia, na Islândia, e em partes da Europa, da Ásia e do noroeste da África, além dos oceanos Atlântico e Ártico.

Por fim, em 21 de setembro, somente algumas áreas da Oceania terão a sorte de apreciar o último eclipse solar do ano. Ele será visível em partes da Austrália, Nova Zelândia e Fiji, além da Antártida, partes do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico.

Leia também: Tábua mesopotâmica é decifrada após um século e revela presságio: 'Um rei morrerá'

ciência Mundo curiosidades notícias calendário astronomia previsões Eclipses

Leia também

Paul Mescal revela que mentiu para conseguir primeiro grande papel


Suposto vidente afirma que Terceira Guerra Mundial terá início em 2025


Incêndio em shopping resulta na morte de mais de 500 animais nos EUA


Rei Charles lamenta morte de pessoa relacionada à família real em ataque nos EUA


Morre Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo, aos 116 anos


Freira brasileira é apontada como pessoa mais velha do mundo