Trechos dos vídeos em que aluno entra em sala de aula para atacar professora (esq.) e professora imobilizando o estudante (dir.) - Reprodução/Vídeo
São Paulo

Os ataques a professoras em escola de São Paulo

Ataque envolvendo um aluno de 13 anos ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27, em uma escola da Vila Sônia, São Paulo

Redação Publicado em 27/03/2023, às 13h04 - Atualizado em 31/03/2023, às 12h05

Um vídeo registrado pelas câmeras de segurança da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo, mostra o momento em que um aluno de 13 anos esfaqueia cinco vezes uma professora pelas costas. Na gravação do episódio, que ocorreu nesta segunda-feira, 27, é possível ver o estudante entrando na sala de aula com o rosto coberto

Segundo informações do portal UOL, o aluno do oitavo ano da escola invadiu a instituição pela manhã e começou os ataques. No total, quatro educadoras foram vitimadas, sendo que uma delas, identificada como Elisabete Tenreiro, 71, faleceu após uma parada cardíaca no Hospital Universitário da USP, e um aluno ficaram feridos. 

Em outro vídeo, é possível ver o momento em que uma professora consegue imobilizar o menino até a chegada dos policiais. O aluno foi levado para o 34° DP, local em que o caso foi registrado. Em nota, Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de SP, afirmou:

Neste momento ela [professora] está sendo ouvida pelas equipes da Polícia Civil. Foi ela quem imobilizou o agressor, que fez com que a arma branca fosse retirada dele. Se não fosse essa ação heroica, certamente a tragédia teria sido muito maior.

Outros detalhes 

Conforme noticiado pelo portal G1, a criança que ficou ferida sofreu um corte no braço e não corre risco de vida. As outras pessoas, que também não corem risco, foram levadas até hospitais como Clínicas, Bandeirantes, São Luís e Universitário

Em comunicado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado de São Paulo, lamentou o ocorrido através de suas redes sociais oficiais:

Não tenho palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. O adolescente de 13 anos já foi apreendido e nossos esforços estão concentrados em socorrer os feridos e acolher os familiares". 
São Paulo ataque escola vídeo Alunos professoras Escola Estadual Thomazia Montoro Vila Sônia

Leia também

Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura