Vestígios da antiga cidade de Lundenwic foram encontrados recentemente sob a Galeria Nacional de Londres e revelam mais sobre cidade no passado
Éric Moreira Publicado em 07/02/2024, às 09h56
O grupo britânico Archaeology South-East, parte do Instituto de Arqueologia da University College London, anunciou recentemente a descoberta de antigos materiais e vestígios de uma antiga cidade saxã em meio a escavações da Ala Sainsbury, na Galeria Nacional de Londres.
Conforme informado pelos investigadores, a descoberta sugere que o centro urbano da antiga cidade se estendia mais a oeste do que se pensava até então. Nas escavações, foram encontradas uma lareira, postes, poços, fossos, valas e depósitos de nivelamento do subúrbio oeste da cidade. Vale mencionar também que uma datação por radiocarbono da lareira sugere que ela tenha sido construída entre os anos 659 e 774 d.C.
+ ‘Enterro de cama’ romano completo que revela costume medieval é encontrado
As escavações ocorreram como parte do projeto de remodelação 'NG200: Welcome', da Galeria Nacional, que faz parte das celebrações do bicentenário da galeria. "Escavar na Galeria Nacional foi uma oportunidade incrível para investigar uma arqueologia interessante e estar envolvido com alguma divulgação verdadeiramente notável", alegou Stephen White, líder das escavações Jubilee Walk para Archaeology South-East, em comunicado.
As evidências que descobrimos sugerem que o centro urbano de Lundenwic se estende mais a oeste do que se pensava originalmente. Isto tornou-se ainda mais emocionante por ter a oportunidade de partilhar essas informações, e como se relacionam com a arqueologia em Londres, com os jovens desta cidade", complementa.
Segundo o Heritage Daily, com o colapso da Grã-Bretanha romana, a antiga cidade de Londoninium caiu em ruínas, e foi finalmente abandonada, em meados do século 5 d.C. Então, os anglo-saxões se estabeleceram novamente a cerca de 1,6 km a oeste da antiga capital romana, no que eles estabeleceram uma pequena cidade que seria conhecida como Lundenwic, onde hoje está o Covent Garden, em Londres.
+ Intrigante dodecaedro romano é descoberto no Reino Unido
No século 6, a Inglaterra foi então dividida em vários reinos anglo-saxões, denominados Heptarquias. Enquanto as fronteiras da região iam se alterando a partir de conquistas territoriais e casamentos, Lundenwic esteve dentro do domínio de Essex, posteriormente Mércia e, por último, Wessex.
No entanto, ataques vikings ocorridos no século 9 levaram Lundenwix a ser abandonada, e eventualmente Londinium foi repovoada por pessoas buscando a proteção de suas muralhas. Posteriormente, conforme observado pela Crônica Anglo-Saxã, Alfredo, o Grande, fundou Londres, que era então conhecida como Lundenburg.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro