Urna funerária com representação do deus maia do milho - Divulgação/Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH)
Arqueologia

Urna funerária representando o deus maia do milho é descoberta no México

Urna funerária e vaso foram encontrados durante obras no Trem Maia, que atravessa a península de Yucatán, no México; confira!

Éric Moreira Publicado em 10/01/2024, às 11h37

Recentemente, arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) descobriram, em meio a obras do trecho 7 do Trem Maia — linha ferroviária que atravessa a península de Yucatán, ligando o aeroporto de Chetumal à estação de Escárcega —, uma antiga urna funerária que retrata o deus maia do milho. Além dela, também foi encontrado um outro vaso nas proximidades.

Conforme descrito pelo Heritage Daily, a urna funerária foi feita no estilo Paaktzatz, e provavelmente tanto ela quanto o vaso se tratavam, no passado, de oferendas de fundação, associadas à construção de um edifício. 

Em comunicado, arqueólogos do INAH pontuam que a urna apresenta uma figura antropomórfica que se trata de Hun Hunahpu, o deus maia do milho. Já em sua tampa, está a representação de uma coruja, esta que também se faz presente no outro vaso.

+ ‘Cabeça’ maia esculpida de deus do milho é descoberta no México

Na iconografia maia, a coruja era considerada uma ave de presságio e um símbolo de guerra durante o período clássico, conforme registrado em navios Paaktzatz encontrados na área de Río Bec e datados de 680 a 770 d.C.", afirma um porta-voz do INAH.

Vaso maia

O vaso encontrado na localidade, por sua vez, é decorado com uma ornamentação que deveria servir como uma reprodução dos espinhos da árvore ceiba, uma árvore sagrada entre os antigos povos pré-hispânicos, conhecida como Yax Che ("Árvore Verde" ou "Primeira Árvore", em tradução livre). Vale mencionar também que a árvore ceiba era, na mitologia maia, um símbolo do universo, representando a conexão entre os três níveis da terra.

Até o momento, as escavações já revelaram mais de 27.941 estruturas, 125.880 fragmentos de cerâmica e 141 sepulturas humanas.

México Mundo História curiosidades notícias arqueologia maias urna funerária deus do milho

Leia também

Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal


Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Começa a ser erguido o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita