Local tem grande valor arqueológico por incluir vestígios de pelo menos três técnicas de sepultamento diferentes
Ingredi Brunato Publicado em 05/09/2020, às 13h34
Em escavações localizadas no terreno de um antigo hospital na Irlanda, foi descoberta uma urna de cremação de 4000 anos. Segundo responsáveis pela escavação, o artefato está em boas condições. Durante a escavação, foram achados ainda outros locais onde corpos foram sepultados, somando vestígios de até três tipos diferentes de sepultamento da Idade do Bronze.
Outro exemplo dessas variações é uma grande rocha coberta por arte rupestre, que segundo estimado pelos pesquisadores, seria ainda mais antiga, datando do período entre 2500 e 500 anos antes de Cristo.
“Temos os cemitérios - os restos cremados e o carvão em fossos muito rasos - pelo menos 12 deles. Depois temos a vala circular, onde estava a urna, e por último temos o sepultamento da rocha. É realmente interessante que tenhamos os três juntos”, contou Tamlyn McHugh, da Fadó Archaeology, em entrevista à BBC.
As descobertas no sítio arqueológico irlandês ajudam a ilustrar as evoluções das práticas mortuárias dos povos que viviam na região. A próxima fase da pesquisa é fazer uma datação de radiocarbono para montar uma linha do tempo, para entender qual foi a sequência das mudanças.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro