Fotografias que seriam as últimas imagens da enfermeira britânica datam de 1910 — e foram leiloadas junto a outros objetos
Giovanna Gomes Publicado em 14/12/2023, às 09h59
Duas raras fotografias em sépia, possivelmente os dois últimos registros da renomada enfermeira britânica Florence Nightingale, foram leiloadas junto com outros objetos pertencentes à reformadora social em um evento em Londres.
A coleção, comercializada pela casa de leilões Roseberys por 25.584 libras esterlinas (aproximadamente R$ 158 mil), inclui diversas fotografias, cartas, receitas médicas e um bule de chá. Estes itens eram originalmente propriedade de Eliza Francis "Fanny" Pettit, companheira de Nightingale em seus anos finais.
Nascida em 1820, Florence tornou-se a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito por sua dedicação ao tratamento de soldados feridos durante a Guerra da Crimeia (1853-1856). Ela, que foi a responsável por introduzir a Enfermagem Moderna em todo o mundo, ficou conhecida como a "Dama da Lâmpada" devido à sua prática de realizar rondas noturnas para verificar o estado dos pacientes.
Segundo informações do portal Galileu, as fotografias em sépia retratam a enfermeira sentada em uma poltrona, em 1910, o mesmo ano de seu falecimento. As imagens, que medem apenas 5,9 x 5,9 centímetros, foram capturadas por Pettit e só foram exibidas publicamente uma vez.
Após a morte de Nightingale, as fotografias, juntamente com outros itens leiloados, foram transmitidas pela família Pettit por quatro gerações.
Além das fotografias, fazem parte da coleção leiloada objetos como uma chaleira e um bule de chá banhados em prata, presenteados por Nightingale a Pettit. Também vale mencionar uma carta escrita pela governanta Elizabeth Bosanquet a qual detalha as últimas horas de vida da enfermeira.
Na carta, Bosanquet convidou Pettit a visitar "para contemplar o rosto pacífico da Srta. Nightingale", que já havia falecido. "Ela faleceu silenciosamente às 14h de ontem, repousando em seus travesseiros assim como havia sido colocada na noite anterior", relata a carta, segundo a Roseberys.
"Foi muito pacífico e misericordioso, e somos muito gratos que ela tenha partido sem sofrimento", escreveu Bosanquet. "Todos nós seremos melhores por sua maravilhosa influência".
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro