Gen-chan, atualmente com 12 anos, chegou ao zoológico de Osaka após período no México, onde garantiram que animal era um macho
Fabio Previdelli Publicado em 25/04/2024, às 13h32
Atualmente com 12 anos, o hipopótamo Gen-chan chegou ao zoológico de Osaka, no oeste do Japão, em 2017, vindo do parque Africam Safari de Puebla, no centro do México. Os responsáveis pelo local garantiram se tratar de um macho e Gen-chan foi tratado de tal forma por anos.
Entretanto, após se depararem com o comportamento incomum do hipopótamo, os responsáveis pelo zoológico de Osaka decidiram fazer um teste de DNA no animal, descobrindo se tratar de uma fêmea.
Tudo começou quando membros do zoo japonês observaram que Gen-chan, em sua fase adulta, não tinha comportamentos característicos dos machos — como a marcação territorial, onde mostram toda sua autoridade pelo espaço ao espalharem seus excrementos; ou então pelo fato do hipopótamo não cortejar as outras fêmeas.
Um fator que deixou a dúvida por todo esse tempo, explica O Globo, é que os funcionários do zoo não conseguiram verificar visualmente o sexo do hipopótamo por conta da espécie ser muito perigosa.
Foi por isso que solicitamos um teste de DNA a uma instituição externa e o resultado mostrou que era uma fêmea", anunciou o zoológico de Osaka em nota.
O local ainda relatou que não pretende mudar o nome do hipopótamo, visto que 'Chan' é usado no Japão como um diminutivo afetuoso para menores, sendo aplicado, principalmente, para garotas.
Tamanco de madeira do século 15 é descoberto em fossa na Holanda
O distúrbio que o protagonista de "O Pianista" desenvolveu após o filme
Arqueólogos desvendam o local de batalha de Alexandre, o Grande
Aos 80 anos, ator Ney Latorraca morre após agravamento de câncer
Em evento histórico, papa Francisco visita complexo prisional na Itália
Motim em prisão no dia de Natal deixa dezenas de mortos no Moçambique