Com mensagens de “vencedor”, “ídolo do nosso futebol” e “eterno”, times, atletas e entidades prestaram suas homenagens a Zagallo, que faleceu aos 92 anos
Redação Publicado em 06/01/2024, às 08h48 - Atualizado às 12h15
A morte de Mário Jorge Lobo Zagallo, que faleceu aos 92 anos nesta sexta-feira, 5, foi marcada por homenagens de atletas, times de futebol e amantes do esporte. O único tetracampeão mundial e o último titular da Copa do Mundo de 1958, sofreu falência múltipla de órgãos, após 11 dias internado em um hospital do Rio de Janeiro.
O Aventuras na História selecionou algumas homenagens publicadas para Zagallo, confira:
Velho Lobo, obrigado por tanto! És um vencedor. Um patrimônio da Seleção Brasileira! Tive a honra de aprender muito contigo. Será para sempre reverenciado. Desejo meus profundos sentimentos a toda família, amigos e fãs. Dia muito triste para o mundo do futebol! Descanse em paz, Zagallo! #ZagalloEterno", disse Cláudio Ibraim Vaz Leal, mais conhecido como Branco.
Já a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou uma nota assinada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, recém-admitido ao cargo. Em homenagem ao ídolo, a entidade declarou luto de sete dias.
“A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol. A CBF decreta luto de sete dias em homenagem à memória do seu eterno campeão e se compromete em reverenciar o seu legado. Em 2022, inauguramos uma estátua em homenagem ao eterno campeão no Museu da CBF e não esqueceremos da emoção que compartilhamos.”, afirmou a CBF.
Os times que tiveram Zagallo como jogador também se manifestaram. O Botafogo disse lamentar “a partida de um dos seus maiores ídolos, campeão como jogador e treinador, com um currículo vitorioso e notável no esporte, uma verdadeira lenda do futebol brasileiro” e desejou “força aos familiares, amigos e fãs.”
Seu legado no Glorioso e no futebol jamais será esquecido. Descanse em paz, velho lobo!", disse o clube.
O Flamengo apontou que “‘Zagallo eterno’ tem 13 letras”, em referência ao número usado por ele, ressaltou o trabalho “revolucionário” do ex-jogador, que entrou em campo pelo time em 205 partidas.
O esporte brasileiro tem no tetracampeão mundial Zagallo um pioneiro e um recordista. O Flamengo tem em Zagallo um ídolo histórico. Obrigado por tanto, Velho Lobo! Zagallo eterno!”, disse o rubro-negro carioca.
Jogadores em atividade e aposentados também prestaram suas homenagens ao campeão mundial. Zé Roberto, hoje fora dos gramados, afirmou em seu perfil: “É com um coração pesado que hoje me despeço de alguém que foi mais do que um treinador para mim; um mentor, e acima de tudo, um verdadeiro líder.”
Marinho, em atividade pelo Fortaleza, publicou: “Convivi esses últimos anos dele, cada visita uma conversa, apoio e confiança sobre meu trabalho, um ícone, um ídolo da história do futebol brasileiro e mundial. Que contribuiu com cada passo e conquistas da nossa seleção brasileira. Apenas agradecer por cada minuto contigo, te ouvindo e sempre disposto a aprender mais e mais.”.
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II