Declaração foi feita por um dos negociadores russos sobre a guerra na Ucrânia
Redação Publicado em 01/06/2022, às 15h08
Um líder russo, que está sendo responsável por negociar o conflito com autoridades da Ucrânia, afirmou que os territórios ucranianos conquistados militarmente pelo país poderiam ser anexados à Rússia a partir de julho.
Em entrevista à agência de notícias Ria Novosti, Leonid Slutski, presidente do comitê de Relações Exteriores da câmara baixa do Parlamento da Rússia, sugeriu que as regiões poderiam “celebrar” referendos de uma possível anexação.
"Não quero fazer previsões [...], mas calculo que os territórios libertados celebrarão um referendo mais ou menos ao mesmo tempo, o que parece lógico", explicou. "Acredito que podem acontecer em julho", completou.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, os territórios em questão "deveriam poder escolher seu futuro". Desde então, a Rússia vem administrando-as como se fossem russas, a partir de suas redes de telecomunicação, o rublo como moeda e concedendo a nacionalidade russa aos moradores.
São quatro regiões: as repúblicas autoproclamadas de Donetsk e Luhansk, assim como Kherson e Zaporizhzhia, que vem sendo controladas especialmente pelas tropas lideradas por Vladimir Putin, segundo a AFP.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro