OMS alertou sobre o risco potencial de disseminação para países vizinhos, mesmo que a MVD não seja facilmente transmissível
Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/01/2025, às 18h30
Um surto suspeito da doença do vírus de Marburg (MVD) na Tanzânia causou oito mortes e representa um alto risco para o país e seus vizinhos, alertaram autoridades globais de saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, até 11 de janeiro, nove casos suspeitos da doença, semelhante ao Ebola, foram registrados em dois distritos da região de Kagera, no norte do país, resultando em oito mortes.
Embora o risco global do surto seja considerado baixo, a OMS classificou o risco dentro da Tanzânia e na região como elevado.
Os pacientes apresentaram sintomas como dores de cabeça, febre alta, dores nas costas, diarreia, vômitos com sangue e fraqueza. Em estágios avançados, foi observado sangramento pelos orifícios do corpo.
“O relato de casos em dois distritos diferentes sugere uma disseminação geográfica. A detecção tardia, o isolamento de casos e o rastreamento de contatos indicam informações incompletas sobre o surto. Mais casos são esperados”, informou a OMS em comunicado.
A organização destacou a alta taxa de mortalidade da doença, que pode chegar a 89%, e alertou sobre o fato de profissionais de saúde estarem entre os casos suspeitos, sugerindo possível disseminação dentro de hospitais.
A região de Kagera, que faz fronteira com Ruanda, Burundi e Uganda, possui intenso movimento transfronteiriço. A OMS alertou sobre o risco potencial de disseminação para países vizinhos, mesmo que a MVD não seja facilmente transmissível.
O vírus geralmente requer contato direto com fluidos corporais de uma pessoa infectada ou superfícies contaminadas. No entanto, a organização não descarta a possibilidade de indivíduos expostos ao vírus viajarem para outras áreas.
A origem do surto ainda não foi identificada. Investigações estão em andamento, incluindo rastreamento de contatos e análises laboratoriais. Os surtos geralmente começam quando humanos entram em contato com morcegos frugívoros, principais reservatórios animais do vírus.
O anúncio ocorre semanas após o fim de um surto de MVD na vizinha Ruanda, que foi rastreado a morcegos frugívoros em uma caverna de mineração. Esse surto resultou em 66 casos confirmados e 15 mortes.
A Tanzânia também enfrentou um surto anterior em 2023, na mesma região de Kagera, com nove casos e seis mortes registrados.
Os surtos de Marburg geralmente apresentam taxas de mortalidade entre 24% e 88%. A OMS declara o fim de um surto 42 dias após o último paciente testar negativo para o vírus em dois exames consecutivos.
Leia também: China tranquiliza população sobre aumento de casos de HMPV
Sutton Hoo: capacete sugere conexão entre anglo-saxões e bizantinos
Noivo do "casamento do século" pode pegar prisão perpétua
Criança de 4 anos engole cadeado e passa por cirurgia para remoção
22 anos depois, Nestlé relança o histórico Chocolate Surpresa
Aniversário de São Paulo: Museu da Imigração celebra a arquitetura francesa
Homem que sobreviveu após ser atigindo por raio morre em acidente de trânsito