Imagem capturada pelo módulo japonês. As áreas em vermelho ainda serão fotografadas - Reprodução / JAXA
Espaço

Surpresa: Módulo lunar japonês inativo ‘acorda’ e envia imagens da Lua

O ‘Moon Sniper’ do Japão capturou imagens da superfície da Lua de maneira inesperada após ‘acordar’ de hibernação

Redação Publicado em 27/02/2024, às 09h38

Após um período de hibernação lunar que intrigou a comunidade espacial, o módulo de pouso japonês "Moon Sniper" despertou "milagrosamente" no último fim de semana, transmitindo novas imagens da superfície lunar para a Terra, de acordo com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

Este feito surpreendente, dado que o módulo não foi projetado para suportar as extremas temperaturas da noite lunar, reacendeu a esperança na missão SLIM (Smart Lander for Investigating Moon).

Em 19 de janeiro, o SLIM fez do Japão o terceiro país neste século a aterrissar na Lua, mas um pouso acidentado o deixou sem energia solar. A esperança era mínima, mas a luz do Sol, mudando de ângulo, reviveu o módulo 10 dias depois.

As imagens capturadas pelo Veículo de Excursão Lunar 2 revelaram a sonda japonesa em solo lunar, mas a alegria foi breve. A longa noite lunar, com temperaturas que chegam a -133°C, obrigou o Moon Sniper a hibernar novamente em 31 de janeiro.

Sem desistência

A equipe da missão, no entanto, não desistiu. Em meados de fevereiro, tentaram religar o módulo e, para sua surpresa, o "Moon Sniper" despertou novamente.

Enquanto isso, no polo sul lunar, a missão "Odie" da Intuitive Machines também enfrentava desafios. A primeira nave espacial comercial a pousar na Lua, a "Odie", também teve um pouso acidentado, mas conseguiu se estabilizar.

Última imagem tirada pelo SLIM em janeiro - Reprodução / JAXA

 

A "ressurreição" do Moon Sniper é um marco notável. As novas imagens captadas pela sonda, incluindo áreas nunca antes vistas, animam a equipe da missão, que espera retomar as pesquisas na superfície lunar em breve, segundo a CNN Brasil.

Possíveis descobertas

“A comunicação com #SLIM foi encerrada após pouco tempo, pois ainda era meio-dia lunar e a temperatura dos equipamentos de comunicação estava muito elevada. Estão sendo feitos preparativos para retomar as operações quando as temperaturas dos instrumentos esfriarem o suficiente”, compartilhou a agência em sua postagem no X.

As noites de lua eram frias, mas os dias de lua eram extremamente quentes. Quando nos comunicamos com a Terra ontem à noite, a temperatura de alguns dos nossos equipamentos já estava acima de 100 graus Celsius. Nós não esperávamos que as temperaturas fossem tão altas, mas é incrível que a eletrônica espacial ainda funcione!”.

Apesar das dificuldades, a equipe está entusiasmada com as possibilidades de novas descobertas e a capacidade da sonda de superar as adversidades.

Japão lua imagens sonda captura Hibernação japonesa módulo lunar acordar inativo

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro