Submarino que desapareceu ao tentar chegar nos destroços do Titanic - Divulgação / OceanGate
Submarino

Submarino desaparecido ao visitar o Titanic: O que pode ter acontecido com a expedição?

Especialistas explicam teorias sobre o que pode ter ocorrido com o submarino Titan, que desapareceu domingo, 18

Redação Publicado em 21/06/2023, às 14h12

O Titan, um submarino pequeno que transportava cinco pessoas em uma expedição para os destroços do Titanic no fundo do oceano, está desaparecido desde domingo, 18. Um piloto e quatro passageiros estão a bordo do submersível. A comunicação foi interrompida, indicando que o veículo enfrenta problemas, mas não é possível determinar com precisão o que ocorreu.

Especialistas têm suas teorias a respeito do paradeiro do submarino. Pode estar no fundo do oceano, flutuando na superfície ou até mesmo ter implodido sob a pressão da coluna de água. De acordo com a OceanGate, empresa privada responsável pelo passeio, o suprimento de oxigênio do submarino pode se esgotar no início da quinta-feira, 22.

A empresa cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) por assento na expedição. Entre os passageiros estão Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate e piloto do submarino; Shahzada Dawood, empresário paquistanês; Suleman Dawood, filho de Shahzada; Hamish Harding, bilionário e explorador britânico; e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e principal especialista no naufrágio do Titanic.

Fundo demais

Se o submarino estiver no fundo do mar, resgatá-lo será extremamente difícil, conforme dito por especialistas. Os destroços do Titanic estão a cerca de 3.800 metros de profundidade. O contato com o submarino foi perdido aproximadamente na metade da descida. Tim Maltin, especialista no naufrágio e nos destroços do Titanic descreveu o ambiente.

Lá embaixo é completamente escuro. É extremamente frio. O leito marinho é de lama e ondulado. Não se consegue ver a mão na frente do seu rosto”, disse ele.

Flutuando

Caso o submarino esteja flutuando na superfície do oceano, encontrá-lo também será difícil, conforme os especialistas. A embarcação, que possui o tamanho de uma van, também será difícil de ser vista se realmente estiver parcialmente submersa. Além disso, está distante da costa, o que demanda tempo para mobilizar navios e equipamentos para a vasta área.

Implosão do submarino

Michael Harris, um mergulhador que já visitou os destroços do Titanic, concedeu uma entrevista à rede de TV Fox News e informou que o pior cenário seria se algo tivesse acontecido com o casco do submarino, resultando em sua implosão a uma profundidade de aproximadamente 3.200 metros, segundo o G1.

Harris também ressaltou que considera o ambiente onde a embarcação está localizada extremamente perigoso, e que há poucas opções de ação. "Mais pessoas foram ao espaço do que a essa profundidade no oceano. Quando se mergulha nessas situações, é preciso fazer tudo perfeitamente e seguindo as regras", comentou.

Embarcação submarino empresa titanic desaparecido perdido passageiros

Leia também

Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal


Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'


Começa a ser erguido o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita