Imagem da Justiça que fica em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal - Reprodução/Vídeo/Youtube/Tv Justiça Oficial
STF

STF terá barreira antidrone durante as manifestações de 7 de setembro

Para evitar ataques ao prédio do Supremo, STF busca medidas de segurança mais rígidas

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 03/09/2022, às 12h22

Uma operação para garantir a segurança do tribunal e dos ministros no 7 de setembro está sendo preparada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O principal é objetivo é evitar que ameaças de invasões ao prédio do Supremo se repitam esse ano.

Como repercutido e apurado pelo UOL, esse monitoramento envolve ameaças a barreiras, inclusive antidrones, que serão montadas nos arredores da Corte. Por motivos de segurança, também não serão revelados onde os magistrados ficarão no feriado.

Neste ano, a crença é de que o tribunal e as forças policiais estão mais preparadas. Todos os magistrados contarão com um grupo especial de agentes da Polícia Judiciária, treinados para garantir a segurança dos ministros e seus familiares.

Os manifestantes só poderão se aproximar até a região do Itamaraty e para impedir seu avanço, a Praça dos Três Poderes contará com bloqueios de concreto e caminhões. E os equipamentos que se aproximarem do prédio do Supremo serão derrubados.

Ameaças de invasão

Uma possibilidade de invasão ao STF ocorreu no ano passado. Um grupo de manifestantes furou o bloqueio da Polícia Federal do Distrito Federal e desceu a Esplanada dos Ministérios.

Núcleos de inteligência avaliam ameaças a ministros e possíveis organizações durante os atos deste ano. Para impedir qualquer movimentação, a tropa de choque da Polícia Militar ficará responsável pelo impedimento desses ataques.

O Supremo também deve contar, além da PM, com a avaliação conjunta de segurança com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Legislativa do Congresso, a Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos, como o Detran.

Invasão ataques Democracia Brasília drone STF 7 de setembro antidrones

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro