Datada de 1600, a obra reproduzida seria extremamente fiel à original
Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/11/2021, às 18h16
Um dos quadros mais famosos do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, conta com diversas cópias e adaptações, sejam elas feitas à mão ou através de ferramentas digitais, uma vez que é frequentemente incluída em obras da cultura pop. Algumas das ‘sósias’, no entanto, são extremamente fiéis e quase tão antigas quanto a obra de arte original.
Datada do ano de 1600, uma cópia muito similar foi leiloada nesta terça-feira, 9, em Paris, por cerca de R$ 1.300.000, ou seja, 210 mil euros. O valor acabou ultrapassando o preço esperado pela casa de leilões responsável, a Artcurial, que acreditava que a peça seria vendida por no máximo uma quantia correspondente a 1,2 milhão de reais.
Após analisar a 'sósia' de perto e comparar seus detalhes com a versão original do mesmo quadro, a casa de leilões por trás desta venda afirma que o pintor da cópia deve ter tido contato direto com a Mona Lisa de da Vinci, por isso sendo capaz de reproduzi-la tão bem. As informações são da cobertura da revista Veja.
Relatando que o pintor da cópia prestou muita atenção às técnicas que Leonardo da Vinci utilizou quando pintou a Mona Lisa original, a Artcurial apontou que o foco do autor da cópia permite mapear a época em que ela estava sendo produzida.
“Estas características estilísticas, bem como a utilização do carvalho como suporte, permitem-nos situar a realização da nossa ‘Mona Lisa’ numa data precoce, no início do século XVII”, apontaram na descrição da obra.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal