Sonda é declarada "morta" em missão Insight da NASA, em Marte
Redação Publicado em 23/12/2022, às 14h07
Depois de passar sete dias sem contato com a Terra, a sonda que caminha pelos solos de Marte, na missão Insight da NASA, foi declarada como morta pela agência espacial. A quatro anos ela opera no planeta, monitorando atividades sísmicas.
O módulo está sem fazer contato com a Terra desde 15 de dezembro e a missão foi abandonada após diversas tentativas dos controladores para reestabelecer contato.
“Assisti ao lançamento e pouso desta missão e, embora seja sempre triste dizer adeus a uma espaçonave, a fascinante ciência conduzida pelo InSight é motivo de comemoração”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Science Mission Directorate da NASA, como informado pelo Yahoo!
Somente os dados sísmicos desta missão do Programa de Descoberta oferecem informações tremendas não apenas sobre Marte, mas também sobre outros corpos rochosos, incluindo a Terra”, acrescentou.
O que se supõe é que o aparelho tenha ficado num estado chamado pelos controladores da missão de "ônibus morto", isto é, sem energia em suas baterias solares. A NASA até mesmo compartilhou a última imagem da Insight enviada, com um texto que explicava que a energia havia acabado.
"Minha energia está muito baixa, então esta pode ser a última imagem que posso enviar. Mas não se preocupe comigo: meu tempo aqui foi produtivo e sereno. Se eu puder continuar falando com minha equipe de missão, continuarei - mas estarei encerrando aqui em breve. Obrigado por ficar comigo", diz a publicação.
Insight é uma abreviação para "Exploração Interior usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor" no original em inglês.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro