Tim Ballard, a figura real por trás de 'Som da Liberdade' - Getty Images
Som da Liberdade

Som da Liberdade: O que disse Tim Ballard após acusações de abuso?

Famoso por ter a história contada no filme 'Som da Liberdade', Tim Ballard enfrenta acusações de abuso

Redação Publicado em 03/10/2023, às 11h03 - Atualizado às 18h35

Figura real que inspirou o filme 'Som da Liberdade', Tim Ballard é alvo de acusações de má conduta sexual por um grupo de sete mulheres. O filme mostra a história de um ex-agente federal que inicia uma missão arriscada para salvar uma menina do tráfico infantil.

O homem que inspirou o filme de sucesso agora é acusado de 'convidar' mulheres para atuarem como esposas em missões secretas e também teria enviado uma foto inapropriada para uma das mulheres. 

Após as acusações, Ballard enviou um comunicado exclusivo a People no último dia 19. Ele disse que as acusações são falsas. Tim também afirmou que se trata de 'invenções infundadas' com o intuito de 'destruí-lo'. 

"Tal como acontece com todos os ataques ao meu caráter e integridade ao longo de muitos anos, as últimas alegações sexuais promovidas pelos tabloides são falsas. São invenções infundadas destinadas a destruir a mim e ao movimento que construímos para acabar com o tráfico e a exploração de crianças vulneráveis", disse ele no comunicado. 

Através da Spear Fund, Ballard emitiu outra declaração na qual reafirma seu compromisso com o fim do trágico humano, apesar das declarações contra ele. "Continuaremos lutando pelos vulneráveis ​​em todo o mundo e sabemos que a verdade sempre prevalecerá", explica parte do comunicado. 

As acusações

As mulheres que acusam Tim Ballard de má conduta sexual trabalharam ao seu lado na  Operation Underground Railroad (OUR), organização anti-tráfico sexual infantil fundada por ele.

A VICE revela que entre as denúncias, "[Tim] iria então supostamente coagir essas mulheres a compartilhar a cama ou tomar banho juntas, alegando que isso era necessário para enganar os traficantes". 

Já outra denúncia explica que Ballard "enviou a pelo menos uma mulher uma foto sua de cueca, enfeitada com tatuagens falsas". Uma fonte disse ao veículo internacional que o homem que inspirou 'Som da Liberdade' também questionou uma mulher 'até onde ela estava disposta a ir" para resgatar as crianças das mãos de traficantes.

Com o escândalo, a Operation Underground Railroad (OUR) disse em comunicado que Ballard renunciou ao cargo em 22 de junho. "A OUR se dedica a combater o abuso sexual e não tolera assédio sexual ou discriminação por parte de qualquer pessoa em sua organização", destaca o comunicado.

"A OUR contratou um escritório de advocacia independente para conduzir uma investigação abrangente de todas as alegações relevantes, e a OUR continua a avaliar e melhorar a governança da organização e os protocolos para suas operações". 

Crianças filme tráfico abuso assédio longa Som da Liberdade

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião