Mais novo trabalho de Alejandro Monteverde, 'Som da Liberdade' é sucesso de bilheterias e considerado o "filme mais polêmico do ano"; confira!
Redação Publicado em 26/09/2023, às 10h40
Mesmo sendo considerado o "filme mais polêmico do ano", 'Som da Liberdade', dirigido pelo mexicano Alejandro Gómez Monteverde, já chegou aos cinemas brasileiros e, pelo menos aqui, vem sendo um sucesso: em seu final de semana de estreia, ficou em primeiro lugar de bilheterias.
O filme, no caso, conta a história real de Tim Ballard, "um ex-agente federal embarca em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la, e depois se envolve em uma longa caçada para salvar outras crianças", narra a sinopse.
Por mais que a recepção brasileira do filme tenha sido bastante positiva, ainda percebe-se grande conturbação ao falar sobre ele. Isso porque, mesmo que o público tenha sido majoritariamente agradado, a crítica especializada o aprovou em apenas 58%; isso sem mencionar as acusações de que o longa infla fatos, ele ser conectado às teorias conspiracionistas de extrema-direita QAnon e ocorrerem recentemente uma série de denúncias de abuso sexual contra Ballard.
+ QAnon: O que é o perigoso grupo de conspiradores apoiados por Elon Musk
Ainda assim, em entrevista recente à Splash, do UOL, o diretor Alejandro Monteverde alegou que não ouviu a "crítica negativa". "Talvez você possa me contar, se ela existir. Todas as pessoas que foram assistir, como audiência, me deram feedbacks muito amorosos e positivos. [...] Ficamos duas semanas seguidas com 100% de aprovação no Rotten Tomatos [agregador online de críticas]. O público gostou e está gostando. Eu faço e vou fazer sempre meu trabalho por ele", complementa.
Quanto às polêmicas, houve ataques e também houve quem nos defendeu. O que posso dizer é que os números de pessoas em situação em escravidão não mentem e, em 2015, quando comecei a escrever o filme, essa teoria da conspiração nem existia."
Ainda em entrevista à Splash, Monteverde comentou sobre de onde surgiu a ideia para seu filme: "Muitos anos atrás, acho que em 2015, vi um relatório sobre o tráfico de crianças, mas especialmente centrado na produção de conteúdo sexual de menores, e eu não estava ciente que isso acontecia. Então, no dia seguinte, senti uma espécie de chamado para começar a explorar aquele horror, aquela escuridão e eu senti essa necessidade de escrever um filme sobre isso."
Ele disse ainda que, quando começou a escrever seu roteiro, que seria uma ficção, teve a oportunidade de conhecer Ballard, na época ainda não associado a nenhuma polêmica: "Em 20 minutos de conversa, percebi que suas histórias superavam a minha ficção. E a conversa simplesmente mudou. Foquei então em escrever um filme sobre a história dele."
Agora, 'Som da Liberdade' está em exibição nos cinemas de todo o Brasil, e grande expectativa se cria em torno das figuras de Tim Ballard e de Monteverde. O chamado "filme mais polêmico do ano" vem dando o que falar, e ainda deve ser muito mais comentado — sendo assim um assunto que pode inflar tanto quanto as próprias histórias nele contadas.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro