Divulgação/Youtube/MSNBC - Dmitry Peskov
Rússia

Soldados americanos são capturados pelo governo russo: 'Eles cometeram crimes'

Kremlim não descarta pena de morte para soldados americanos voluntários pela Ucrânia

Redação Publicado em 21/06/2022, às 16h26

Dois americanos, que lutavam pela Ucrânia, foram capturados pela Rússia e estão detidos e sob investigação, acusados de envolvimentos com atividades ilegais em território ucraniano contra soldados russos.

Identificados em reportagens dos EUA como Andy Huynh, 27 e Alexander Drueke, 39, eles "colocaram em risco a vida de militares russos e devem ser responsabilizados por suas ações", de acordo com o Kremlin.  Segundo o governo da Rússia, os norte-americanos seriam "mercenários".

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlim, reconheceu em comentário dado ontem, que Andy Huynh e Alexander Drueke foram detidos e estão sob investigação. As informações são do UOL.

"Eles são soldados da fortuna. Eles estavam envolvidos em atividades ilegais no território da Ucrânia. Eles estavam envolvidos em atirar e bombardear nossos militares. Eles estavam colocando as vidas deles em risco", disse Peskov em seu comentário. 

Dmitry Peskov citou também, em seu comentário, o acordo internacional que prevê diferentes punições a prisioneiros de guerra.

"Eles devem ser responsabilizados pelos crimes que cometeram. Esses crimes precisam ser investigados. A única coisa que está clara é que eles cometeram crimes. Eles não estão no Exército ucraniano. Eles não estão sujeitos à Convenção de Genebra", disse.

Pena de morte

De acordo com familiares, Andy Huynh de Hartselle, Alabama e Alexander Drueke de Tuscaloosa, Alabama, desapareceram após irem para a Ucrânia como combatentes voluntários, para guerrear pelo país.

O porta-voz do Kremlim, Dmitry Peskov, não informou onde eles estão detidos. A agência russa Interfax, afirmou segundo o governo russo, que eles estariam em uma região pró-Rússia no leste da Ucrânia, Donetsk.

Dmitry Peskov também não descartou a hipótese de pena de morte para os norte-americanos.

"Não podemos descartar nada, porque essa é uma decisão da justiça. Nós nunca comentamos sobre elas, e principalmente, nós não temos o direito de interferir", disse em comentário.

Foi divulgada pela mídia russa, imagens de Alexander Drueke e Dmitry Peskov capturados enquanto lutavam pela Ucrânia. 

guerra Rússia Ucrânia mercenários soldados americanos voluntários de guerra Dmitry Peskov Kremlim

Leia também

Mulher relembra ataque de serial killer que apareceu em programa de namoro na TV


Documentário sobre o caso JonBenét Ramsey vai mostrar lacunas da investigação


Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor