Advogado ambientalista e ativista antivacina, Robert F. Kennedy Jr. se candidata à presidência; família considera anúncio "entristecedor"
Redação Publicado em 10/10/2023, às 10h07
Em novembro de 2024, devem ocorrer nos Estados Unidos as próximas eleições presidenciais, que podem levar Joe Biden a ser ou não reeleito. Recentemente, porém, um novo e curioso nome foi apontado como um adversário de Biden nas eleições: Robert F. Kennedy Jr., também conhecido por ser sobrinho do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy.
Um advogado ambientalista e também ativista antivacina, especialmente durante a pandemia de covid-19, Robert Kennedy desistiu de concorrer à próxima eleição pelo Partido Democrata, e anunciou nesta segunda-feira, 9, a candidatura independente à presidência. Sua campanha, por sua vez, promete uma "mudança radical na política norte-americana."
Em discurso realizado ontem, o político também alegou ser "independente de partidos", mas disse sentir "dor" com a saída do Partido Democrata. Vale mencionar que foi por esse grupo que seu pai, o ex-senador Robert F. Kennedy, bem como seu tio, o ex-presidente John F. Kennedy — que foi morto em 22 de novembro de 1963 —, fizeram história na política norte-americana.
+ Assassinado há exatos 59 anos: 5 teorias sobre a morte de JFK
Venho aqui hoje para declarar nossa independência da tirania da corrupção", disse Robert Kennedy.
Por mais que as eleições estadunidenses geralmente girem em torno principalmente dos partidos Democrata e Republicano, a combinação dos apoiadores de Kennedy com grandes recursos, seu nome famoso na política e a falta de apoio entre norte-americanos tanto para Trump quanto para Biden são favoráveis à campanha. Estrategistas políticos acreditam que o novo candidato pode obter apoio de um a cada sete eleitores.
Embora a família de John F. Kennedy possua outros nomes famosos na política, alguns irmãos de Robert Jr. criticaram a candidatura do político, considerando-a até mesmo "perigosa" aos Estados Unidos, segundo o UOL.
"A decisão do nosso irmão Bobby [Robert F. Kennedy Jr.] de concorrer como candidato de um terceiro partido contra Joe Biden é perigosa para o nosso país. Bobby pode ter o nome de nosso pai, mas não compartilha os mesmos valores, visão ou julgamento. O anúncio de hoje é profundamente triste para nós. Denunciamos a sua candidatura e acreditamos que é perigosa para o nosso país", afirma publicação no X, antigo Twitter, de Kerry Kennedy, assinada também por Rory Kennedy, Joe Kennedy III e Kathleen Kennedy Townsend.
Bobby might share the same name as our father, but he does not share the same values, vision or judgment. Today's announcement is deeply saddening for us. We denounce his candidacy and believe it to be perilous for our country. @roryekennedy @joekennedy @KKT_Kennedy pic.twitter.com/WJfGwSxN1z
— Kerry Kennedy (@KerryKennedyRFK) October 9, 2023
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro