Suzane von Richthofen durante saidinha - Divulgação / Record News
Brasil

Senado vota pelo fim da 'saidinha' de presos em datas comemorativas

Projeto que pretende abolir a prática foi aprovado pelo Senado; agora, será submetido à análise da Câmara dos Deputados

Redação Publicado em 21/02/2024, às 10h17

Um projeto de lei que pretende abolir a prática das chamadas "saidinhas" dos presos — isso é, saídas temporárias dos detidos durante datas comemorativas — foi aprovado pelo Senado.

O privilégio, vale apontar, é concedido algumas vezes por ano a condenados cumprindo regime semiaberto. Existem ainda outros pré-requisitos: em caso de réu primário, o indivíduo precisa já ter cumprido um sexto de sua pena, e, no caso dos criminosos reincidentes, é um quarto. 

A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 2022, contudo, como o Senado realizou algumas alterações no projeto de lei antes de aprová-lo, ele precisará retornar à Câmara para análise. Conforme divulgado pela Agência Brasil, apenas 2 senadores foram contrários à abolição das saidinhas, enquanto todos os outros 62 votaram a favor. 

Dentro do projeto de lei, porém, ainda será permitido que presos do regime semiaberto deixem suas penitenciárias com a finalidade de estudar: eles poderão ingressar no Ensino Médio, Ensino Superior e cursos profissionalizantes. 

Críticas 

Conforme relatado por Rafael Velasco, secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen) entrevistado pela Agência Brasil, o fim das saidinhas (que, aliás, também existem em outros países) não ajudará a reduzir a criminalidade, e ainda prejudicará a ressocialização do condenado. 

É um benefício humanitário, ele serve para reintegração social progressiva do preso, serve dentro dos processos de ressocialização dele, uma aproximação tanto familiar quanto social", explicou. 
Brasil notícias Política senado Presos saidinha

Leia também

Irmãos Menendez: Série revolta internautas ao sugerir incesto


A atitude inusitada da princesa Diana durante evento de gala em 1996


Pesquisadores descobrem origem de som assustador vindo da Fossa das Marianas


Veja 5 dicas para você não virar mais um caso de 'Aeroporto - Área Restrita'


Veja quando acontece a próxima Superlua de 2024


Irmãos Menendez: Erik detona série da Netflix sobre o crime, diz site