Imagem da Antártica - Getty Images
Antártica

Antártica sofreu com incêndios florestais há 75 milhões de anos, revela pesquisa

O novo estudo foi publicado nesta semana, na revista Polar Research; confira

Redação Publicado em 21/10/2021, às 08h55

De acordo com um estudo publicado na última quarta-feira, 20, na revista Polar Research, a Antártica foi palco de uma série de incêndios florestais há cerca de 75 milhões de anos.

A descoberta foi realizada por cientistas de diferentes instituições brasileiras em parceria com o Senckenberg Research Institute, da Alemanha.

Segundo os pesquisadores, o fato foi constatado durante uma expedição, entre os anos de 2015 e 2016, em afloramentos da Formação Santa Marta.

Conforme informações do UOL, foram encontrados fragmentos de plantas com características de carvão vegetal, mas que haviam sido desgastados com o tempo. A partir do estudo, os especialistas notaram novas evidências de que o continente gelado nem sempre foi como conhecemos.

Sabe-se que a região um dia foi verde e possuiu um clima bem mais quente do que o atual, o que pode ser notado por meio de evidências fósseis de troncos e lenhos vegetais. O que a nova pesquisa acrescenta é que a antiga vegetação local sofria com incêndios espontâneos ocasionalmente.

Segundo Flaviana Lima, paleontóloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) "Essa descoberta amplia o conhecimento sobre a ocorrência de incêndios vegetacionais durante o Cretáceo, mostrando que episódios assim eram mais comuns do que se imaginava, além de representar uma contribuição significativa para os estudos paleobotânicos em todo o mundo".

"Agora, nós precisamos saber qual é a frequência desses incêndios. Precisamos obter mais registros em outras áreas da Antártica, inclusive nessa mesma área onde fizemos a descoberta", prosseguiu Lima, que destaca que o continente gelado "só veio a formar as calotas polares há aproximadamente 37 milhões de anos. Foi bem depois da ocorrência desses incêndios e da vegetação exuberante que existia na Antártica", finalizou Lima.

Confira a pesquisa completa aqui.

fogo floresta pesquisa incêndio Antártida Antártica

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro