Ann Linde assina documento - Divulgação / Twitter / Ann Linde
Suécia

Seguindo exemplo da Finlândia, Suécia assina pedido de adesão à Otan

Solicitação foi oficializada nesta terça-feira, 17

Redação Publicado em 17/05/2022, às 10h30

A Suécia assinou nesta terça-feira, 17, um pedido de adesão à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em meio à guerra na Ucrânia. A ação representa o fim do status de neutralidade militar que vinha sendo apresentado entre o Ocidente e a Rússia.

"Acabei de assinar uma histórica carta de indicação do governo sueco para o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Nossa candidatura à Otan está agora oficialmente assinada", comunicou a ministra das Relações Exteriores sueca, Ann Linde.

De acordo com informações da agência de notícias ANSA, a chanceler declarou que candidatura do país deve ser enviada junto com a da Finlândia nos próximos dias. "Não sabemos quanto vai durar [o processo de adesão], mas calculamos que pode levar até um ano", disse ela.

Na segunda-feira, a premiê da Suécia, Magdalena Andersson, já havia dito que solicitaria a adesão a fim de "garantir a segurança do povo sueco" em um período marcado pela invasão russa ao território ucraniano.

O que é preciso para o ingresso?

Conforme a fonte, para ingressar na organização, os países interessados precisam da aprovação unânime dos estados-membros, o que não parece provável no momento, uma vez que a Turquia já se manifestou publicamente ser contra a medida. Isso porque as autoridades turcas acusam suecos e finlandeses de abrigar supostos "terroristas" curdos.

O presidente russo, Vladimir Putin, já declarou que não considera a entrada dos dois países na aliança uma "ameaça". No entanto, alertou que a resposta de Moscou irá depender da presença militar da Otan nos territórios.

Rússia Suécia OTAN Pedido assina Ucrâna adesão

Leia também

Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal


Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Começa a ser erguido o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita