Cometa 13P/Olbers: Fenômeno astronômico raro poderá ser observado com maior intensidade no próximo sábado, 6
Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 04/07/2024, às 19h44
Estará visível no céu noturno neste sábado, 6, o cometa 13P/Olbers. O ciclo de aparição deste se repete a cada 69 anos, caracterizando-o como um fenômeno periódico e fascinante. Sua última passagem pela Terra ocorreu em 1956.
Identificado pela primeira vez em 1815 pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers, o 13P/Olbers é composto de gelo, rocha e poeira. Embora seja classificado pela NASA como um “asteroide próximo à Terra”, não há risco de colisão com o planeta, conforme os cientistas.
Para observar o 13P/Olbers, é ideal estar em um local escuro, com poucas luzes artificiais e um horizonte limpo, já que aparecerá baixo no céu. Embora o cometa possa ser visto a olho nu em condições ideais, é recomendado o uso de binóculos ou um pequeno telescópio.
O astro alcançará seu brilho máximo no dia 6 de julho, mas continuará visível durante todo o mês. Ele surgirá sobre a constelação de Lince, visível no Brasil apenas algumas horas após o crepúsculo. Para localizá-lo, olhe na direção noroeste, próximo ao horizonte, logo após o pôr-do-sol.
Segundo a CNN, o horário exato para a observação do cometa varia conforme a região do Brasil devido à diferença no pôr-do-sol. Observadores nas regiões norte e nordeste terão melhores chances de visibilidade.
*Sob supervisão;
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal
Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'