A Nasa tentará pousar uma sonda no asteroide Bennu
Giovanna Gomes Publicado em 20/10/2020, às 10h47
Nesta terça-feira, 20, a Nasa realizará um breve pouso de uma sonda no asteroide Bennu, que assim como outros corpos celestes, pode ter trazido químicos que possibilitaram a vida na Terra.
A sonda chamada Osiris-Rex tentará coletar amostras de material e a missão será transmitida no site da instituição a partir de 18h no horário de Brasília. A aterrissagem está prevista para as 19h12.
O asteroide foi descoberto em 1999 e, segundo os cientistas, possui em sua composição o material do início do Sistema Solar, sendo que pode ter moléculas orgânicas portadoras de carbono e minerais contendo água, ambos fundamentais para a vida na Terra.
Segundo a Nasa, o Bennu representa uma ameaça para a Terra. Com o tamanho do Empire State, famoso prédio localizado em Nova York, poderá atingir nosso planeta no século 22, por volta do ano 2135. No entanto, a chance disso ocorrer é pequena, sendo de apenas de 1 em 2.700.
Na missão de hoje, a Osiris-Rex, que se encontra a 321 milhões de quilômetros da Terra, deverá coletar uma pequena quantidade de amostra de material: ao menos 60 gramas.
Caso tudo dê certo, como a distância entre o planeta e o asteroide é muito grande, a amostra chegará para análise apenas a partir de 2023.
Você pode acompanhar o evento através do player abaixo.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço