Três astronautas ficaram ‘presos’ na estação espacial e voltarão ainda esse ano
Isabelly de Lima, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 11/01/2023, às 14h47
As agências espaciais russa, Roscosmos, e norte-americana, Nasa, informaram nesta quarta-feira, 11, que a Rússia irá enviar uma nova nave Soyuz, a MS-23, para realizar o resgate de 3 astronautas que estão aguardando para voltar à Terra. Eles se encontram agora na Estação Internacional (ISS).
No próximo dia 20 de fevereiro, a nave irá sem tripulação e trará de volta Dimitriy Petelin e Sergey Prokopyev, cosmonautas, e o astronauta americano Francisco ‘Frank’ Rubio, como informado pela ANSA, via Uol.
Em setembro, os três chegaram à ISS à bordo da Soyuz MS-22, contudo, na metade de dezembro foi verificado a perda do líquido refrigerador e foi feita uma análise no Espaço. A agência espacial russa informou que o problema aconteceu depois de uma colisão com um pequeno meteorito.
A MS-22 voltará para a Terra sem tripulação por questões de segurança. Atualmente, 7 profissionais estão na ISS, mas caso aconteça a necessidade de abandono do local, há somente uma nave, que tem espaço para 4 pessoas. O MS-23 também servirá como uma espécie de “salva-vidas”.
A cooperação entre a Nasa e a Roscosmos acontece durante um momento tenso entre os dois países, devido a guerra da Ucrânia. Os trabalhos na ISS são uma exceção, já que todas as demais parcerias espaciais foram encerradas ou suspensas por conta do conflito.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço