A Estação Espacial Internacional (ISS) - Divulgação/NASA
Espaço

Rússia é acusada pelos EUA de teste ‘perigoso e irresponsável’ de míssil espacial

Teste teria gerado milhares de destroços espaciais perigosos a satélites e astronautas

Isabela Barreiros Publicado em 16/11/2021, às 07h52

A Rússia teria sido responsável por testar uma arma antissatélite na última segunda-feira, 15, conforme foi acusado pelo porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price.

Ele caracterizou o comportamento como “perigoso e irresponsável”, visto que o teste teria gerado milhares de destroços espaciais que trazem perigos para outros satélites, além de astronautas e cosmonautas de todas as nações que se encontram no espaço.

“O comportamento perigoso e irresponsável põe em risco a sustentabilidade do nosso espaço e demonstra claramente que as declarações russas em oposição a armas espaciais são desonestas e hipócritas”, afirmou.

De acordo com Price, a situação fez com que mais de 1,5 mil fragmentos de destroços espaciais começassem a orbitar a Terra. Ele declarou que isso ameaça “os interesses de todas as nações”.

Críticas contra o teste também vieram pelos britânicos. Segundo as autoridades do Reino Unido, a operação de Moscou demonstra que os russos apresentam um “desrespeito completo pela segurança e sustentabilidade” dos protocolos para operações no espaço.

Como relatou o jornal O Globo, a agência espacial russa Roscosmos informou antes da acusação dos EUA que astronautas que estavam na Estação Espacial Internacional precisaram se proteger de destroços que orbitavam na área.

Pelo Twitter, o cosmonauta Anton Shkaplerov escreveu: "Amigos, está tudo normal conosco! Continuamos a trabalhar de acordo com o programa".

Estados Unidos História Rússia Espaço míssil notícia Estação Espacial Internacional

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião