Vídeo mostrando os réus no tribunal - Divulgação/ Youtube/ UOL
Mundo

Rússia condena dois homens à prisão por recitarem poesias protestando guerra

Após recitarem publicamente poesias em protesto à guerra travada pela Rússia contra a Ucrânia desde 2022, dois russos são enviados para a cadeia

Redação Publicado em 29/12/2023, às 10h38

Em um julgamento recentemente realizado em Moscou, na Rússia, dois homens foram sentenciados a cumprir alguns anos de cadeia após simplesmente recitarem poesias em público. 

Artyom Kamardin, de 33 anos, e Yegor Shtovba, de 23, usaram a forma de arte escrita para protestar contra a invasão militar da Ucrânia pelo Kremlin — responsável por gerar uma guerra que já dura mais de um ano e meio. 

Os russos foram condenados a sete e cinco anos e meio de prisão, respectivamente, por suas manifestações em crítica às atitudes do governo de seu país, conforme repercutiu o The Guardian. 

Outro detalhe é que, antes de receber sua condenação, Kamardin recitou outra poesia, essa falando sobre a natureza da arte em si, afirmando que poemas podiam ser "angustiantes" e por vezes despertavam o desprezo em "pessoas acostumadas à ordem". 

Desdobramentos 

Os russos foram condenados pelos crimes de "incitar ao ódio" e "apelar à realização de atividades que ameacem a segurança do Estado". Sua prisão causou a indignação de seus amigos e familiares: 

É uma sentença muito dura. Sete anos por poemas, por um crime não violento", apontou a esposa de Kamardin em entrevista à AFP. 
Rússia notícias Ucrânia prisão condenação Poesia

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro