Barricadas foram construídas para ‘selar’ Londres do Tâmisa; entenda!
Fabio Previdelli Publicado em 03/05/2023, às 11h15
Na Inglaterra, arqueólogos descobriram três novas seções de uma antiga muralha romana que foi construída há cerca de 2.000 anos ao longo do rio Tâmisa. Conhecida como Muralha de Riverside, a construção se estendia ao redor do centro de Londres para o interior, fazendo parte do perímetro da Muralha de Londres.
Acredita-se que a barricada tenha sido feita para proteger a capital inglesa — ou Londínio, como era conhecida na época dos romanos — de revoltas de tribos locais, aponta matéria do Daily Mail.
As seções recém-escavadas da Muralha de Riverside estão localizadas em Riverbank House, na Upper Thames Street, e Sugar Quay e Three Quays, na Lower Thames Street. No total, a estrutura representa 100 metros de parede dos quase 1.800 metros que isolou Londres do Tâmisa.
As primeiras descobertas da construção ocorreram entre 2006 e 2016, durante o redesenvolvimento ao longo da Upper e Lower Thames Street pelo Museu de Arqueologia de Londres (MOLA).
"Mesmo em uma cidade realmente densa como Londres, construída ao longo de 2.000 anos, ainda há mistérios a serem revelados sob nossos pés", destacou Duncan Wilson, diretor-executivo da Historic England.
A parede ribeirinha continua sendo um elemento intrigante da Londres romana que levanta quase tantas perguntas quanto responde", continuou.
A Muralha de Londres foi construída com pedra de trapo Kentish trazida de Maidstone (cidade que fica a cerca de 60 quilômetros da capital) e tinha até 6 metros de altura e 3 metros de espessura em alguns lugares.
Originalmente se estendia por cerca 3,1 quilômetros e envolvia uma área de aproximadamente 330 acres, mas grande parte foi destruída nos últimos 1.700 anos à medida que a cidade crescia.
Além da proteção — com a Muralha de Riverside, ela forma um anel defensivo ao redor de toda a cidade — a muralha pode ter ajudado a reforçar o status de Londínio.
Algumas partes da Muralha de Riverside incorporam alvenaria monumental reutilizada e demonstram técnicas de construção romanas antigas, ajudando nos estudos para compreensão da arquitetura durante esse período.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro