Imagem criada para representar o possível momento final do Vectaerovenator inopinatus - Divulgação / Trudie Wilson
Paleontologia

Restos de dinossauro de 115 milhões de anos são descobertos em ilha na Inglaterra

De acordo com especialistas, o animal é de uma nova espécie e seria um ‘primo’ do Tiranossauro Rex

Penélope Coelho Publicado em 12/08/2020, às 09h54

Um grupo de paleontólogos da Universidade de Southampton, na Inglaterra, acredita que quatro ossos de dinossauro recentemente encontrados na ilha britânica de Wight, pertencem a uma espécie que era desconhecida até então. As informações são do site Phys.org.

De acordo com a publicação, os ossos pertenciam a um dinossauro da subordem theropoda, um grupo que inclui o famoso Tiranossauro Rex e até pássaros modernos. Segundo os especialistas, o animal nomeado de Vectaerovenator inopinatus viveu há cerca de 115 milhões de anos no período Cretáceo. Estima-se que o dinossauro medisse até quatro metros de comprimento.

O nome escolhido refere-se aos grandes espaços encontrados em alguns dos ossos do animal, essas características ajudaram os pesquisadores a identificarem as origens do Vectaerovenator. De acordo com os paleontólogos, esses espaços de ar também são encontrados em pássaros modernos, e provavelmente ajudavam o dinossauro a ter um esqueleto mais leve.

Os quatro ossos foram encontrados na Ilha de Wight / Crédito: Universidade de Southampton

 

A Ilha de Wight — local onde o fóssil foi encontrado — é conhecida por ser uma região repleta de restos de dinossauros, após a descoberta, os ossos serão levados para exibição no Dinosaur Isle, um museu de dinossauros localizado em Sandown, na Ilha de Wight.

Contudo, os especialistas pretendem continuar investigando mais sobre o Vectaerovenator inopinatus, como afirmou o pesquisador Chris Barker: “Embora tenhamos material suficiente para ser capaz de determinar o tipo geral de dinossauro, gostaríamos de encontrar mais para refinar nossa análise”.

Inglaterra descoberta Paleontologia dinossauro tiranossauro rex Vectaerovenator inopinatus Ilha de Wight

Leia também

Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço