Rei Charles III - Getty Images
Rei Charles III

Rei Charles III recebe honraria especial em Sydney após 'rejeição'

O Rei Charles III iniciará nesta sexta-feira, 18, uma viagem de oito dias pela Austrália e Samoa, e receberá uma honraria especial no Porto de Sydney

Redação Publicado em 17/10/2024, às 14h15

O Rei Charles III iniciará nesta sexta-feira, 18, uma viagem de oito dias pela Austrália e Samoa, acompanhado pela rainha Camilla. O monarca, de 75 anos, interromperá temporariamente seu tratamento contra o câncer para a jornada.

Segundo o The Guardian, ao desembarcar na Austrália, Charles receberá uma honraria especial no Porto de Sydney. Ele terá a oportunidade de assistir a um espetáculo na Sydney Opera House, que será iluminada com imagens de visitas reais anteriores. A homenagem, autorizada pelo governo de Nova Gales do Sul, terá um custo estimado em cerca de £ 50.000. 

Rejeitado?

A viagem para Austrália irá ocorrer de 18 a 23 de outubro. Até o momento, todos os primeiros-ministros estaduais optaram por não comparecer à recepção real em Canberra, marcada para o dia 21, segundo relatos.

Segundo o The Independent, a primeira-ministra de Victoria, Jacinta Allan, é a mais recente representante a rejeitar o convite. Outros políticos apontaram "conflitos de agenda" e "deveres de campanha eleitoral" como justificativas para não irem ao encontro. 

Apesar da aparente rejeição, o casal real seguirá com outros compromissos. Eles irão participar de discussões com funcionários do Jardim Botânico Nacional, com foco nas ações contra as mudanças climáticas. Charles também se reunirá com pesquisadores para tratar das consequências dos incêndios devastadores que assolaram o país há cinco anos.

Em Sydney, o monarca se encontrará com os renomados pesquisadores Georgina Long e Richard Scolyer, especialistas em câncer de pele. Após a visita à Austrália, o casal seguirá para Samoa, onde participarão, entre 23 e 25 de outubro, na reunião de chefes de governo da Commonwealth.

Austrália viagem turnê Sydney rei Charles III Rainha Camilla Samoa Camberra Porto de Sydney Sydney Opera House

Leia também

Zoológico registra nascimento do primeiro búfalo-anão do mundo


Mural de icônico restaurante é encontrado em porão após 50 anos 'desaparecido'


Mergulhador morre em ponto turístico de Fernando de Noronha


Nasa oferece R$ 17 milhões a quem solucionar problema que afeta missões à Lua


Na Finlândia, pilotos alemães morrem em queda de avião da Segunda Guerra


'Gladiador 2': Paul Mescal revela detalhes sobre seu personagem