Imagem ilustrativa - Imagem de Horst Schwalm por Pixabay
Califórnia

Recompensa por sobriedade: Califórnia paga usuários semanalmente para que deixem as drogas

Estado americano adotou medida em meio a epidemia de overdoses que tem matado 100 mil pessoas por ano

Giovanna Gomes Publicado em 13/09/2023, às 12h38

Nos Estados Unidos, a epidemia de overdoses, que resulta em mais de 100 mil mortes anuais, costuma ser associada principalmente ao opioide sintético fentanil. No entanto, as mortes causadas por drogas estimulantes, como metanfetamina e cocaína, também estão aumentando rapidamente no país.

Ao contrário dos opioides, que podem ser tratados com medicamentos como metadona, buprenorfina ou naltrexona, não há nenhum medicamento aprovado pela FDA para tratar a dependência de estimulantes.

Para abordar esse problema de saúde pública, o estado da Califórnia iniciou um projeto-piloto inovador que envolve pagar usuários para que deixem de usar drogas. Essa abordagem, que recebe o nome de manejo de contingência, é considerada por muitos especialistas como a mais eficaz entre os tratamentos disponíveis para a dependência.

Segundo informações do portal de notícias BBC, embora tenha sido usada em estudos e projetos financiados privadamente, a falta de financiamento do Medicaid — o programa de saúde social para pessoas de baixa renda dos EUA — limitava seu alcance.

Recentemente, as regras foram modificadas para permitir que o Medicaid cubra iniciativas de manejo de contingência no combate ao abuso de drogas, e a Califórnia é o primeiro estado a implementar essa estratégia.

O projeto, chamado de "Recovery Incentives Program" (Programa de Incentivos à Recuperação), está sendo realizado em clínicas de 24 dos 58 condados da Califórnia.

Como funciona

Durante 24 semanas, os participantes são submetidos a testes de urina regulares. Cada vez que o teste dá negativo para a presença de estimulantes, eles recebem um incentivo financeiro na forma de vale-presente para supermercados ou lojas. O valor começa em 10 dólares e aumenta à medida que o paciente progride, com um valor máximo de 599 dólares.

Após as 24 semanas, os pacientes continuam a receber acompanhamento, terapia, aconselhamento e serviços de prevenção de recaídas por pelo menos mais seis meses. Aqueles que testam positivo não recebem o vale-presente naquela ocasião, mas podem continuar no programa e tentar novamente no teste seguinte.

EUA Drogas dinheiro notícias Califórnia pagar usuários

Leia também

Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal


Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Começa a ser erguido o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita