O meteoro foi registrado na madrugada de segunda-feira, 25, perto da estação de observação instalada por cientistas amadores na cidade de Santa Maria
Isabelly de Lima Publicado em 26/03/2024, às 08h00
Na madrugada desta segunda-feira, 25, a 0h13, cientistas amadores registraram a entrada de um meteoro de grande magnitude na atmosfera, próximo à estação de observação em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Denominados "Fireball" ("bola de fogo"), esses meteoros são reconhecidos por sua intensa luminosidade. Tal brilho é atribuído ao fato de serem fragmentos de cometas de elevada magnitude. Estes corpos celestes deixam para trás uma "trilha" luminosa que pode persistir por alguns segundos após sua passagem.
A detecção foi realizada através das câmeras do projeto Bate-Papo Astronômico, iniciativa composta por cientistas amadores dedicados a promover a ciência por meio de eventos tanto online quanto presenciais. Os encontros incluem observações astronômicas e palestras educativas, segundo a CNN Brasil.
Localizada no Santa Maria Tecnoparque, a estação integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), mantida por voluntários. A Bramon opera uma extensa rede de monitoramento de meteoros, gerando e compartilhando dados científicos com a comunidade através da análise de suas capturas.
Um vídeo do ocorrido foi postado em uma página no Instagram e vem acumulando muitas curtidas e visualizações. Confira a seguir:
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro