Raro meteoro visto em Santa Maria - Reprodução / Instagram / @impresionante_santa_maria_city
Meteoro

Raro meteoro é visto no céu de cidade do Rio Grande do Sul; veja vídeo

O meteoro foi registrado na madrugada de segunda-feira, 25, perto da estação de observação instalada por cientistas amadores na cidade de Santa Maria

Isabelly de Lima Publicado em 26/03/2024, às 08h00

Na madrugada desta segunda-feira, 25, a 0h13, cientistas amadores registraram a entrada de um meteoro de grande magnitude na atmosfera, próximo à estação de observação em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Denominados "Fireball" ("bola de fogo"), esses meteoros são reconhecidos por sua intensa luminosidade. Tal brilho é atribuído ao fato de serem fragmentos de cometas de elevada magnitude. Estes corpos celestes deixam para trás uma "trilha" luminosa que pode persistir por alguns segundos após sua passagem.

A detecção foi realizada através das câmeras do projeto Bate-Papo Astronômico, iniciativa composta por cientistas amadores dedicados a promover a ciência por meio de eventos tanto online quanto presenciais. Os encontros incluem observações astronômicas e palestras educativas, segundo a CNN Brasil.

Monitoramento de meteoros

Localizada no Santa Maria Tecnoparque, a estação integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), mantida por voluntários. A Bramon opera uma extensa rede de monitoramento de meteoros, gerando e compartilhando dados científicos com a comunidade através da análise de suas capturas.

Um vídeo do ocorrido foi postado em uma página no Instagram e vem acumulando muitas curtidas e visualizações. Confira a seguir:

 

ciência cidade Rio Grande do Sul astronomia meteoro raro céu visto amadores avistado

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro