César Lattes - Wikimedia Commons
Doodle

Quem foi César Lattes, brasileiro homenageado pelo Google?

O Doodle, do Google, homenageia nesta quinta-feira, 11, o brasileiro César Lattes; saiba quem ele foi e qual a importância de seu trabalho

Giovanna Gomes Publicado em 11/07/2024, às 07h45

O Doodle do Google homenageia, nesta quinta-feira, o centenário do nascimento do físico e professor brasileiro César Lattes, conhecido por suas contribuições à física de partículas. As descobertas de Lattes auxiliaram na compreensão das forças nucleares.

De acordo com a página de Doodles do Google, a homenagem ao físico brasileiro está aparecendo na página da ferramenta de buscas no Brasil, no Reino Unido, na Irlanda e no México.

Nascido em Curitiba em 11 de julho de 1924 e falecido em Campinas em 8 de março de 2005, César Lattes é amplamente reconhecido, em especial por sua participação na descoberta do méson pi (ou píon), uma partícula subatômica que desempenha um papel crucial na interação nuclear forte, que mantém os núcleos atômicos unidos.

Em 1947, junto com Cecil Powell e Giuseppe Occhialini, Lattes identificou o méson pi enquanto trabalhava em Bristol, no Reino Unido, utilizando emulsões fotográficas expostas a raios cósmicos nos Andes, na Bolívia. Esta descoberta foi fundamental para o desenvolvimento da física de partículas e ajudou Powell a ganhar o Prêmio Nobel de Física em 1950.

Carreira acadêmica

Lattes também foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Rio de Janeiro e teve uma carreira acadêmica importante, lecionando em várias instituições, incluindo a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde ajudou a fundar o Instituto de Física Gleb Wataghin.

física Google brasileiro César Lattes Doodle partículas píon

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos