Estudo aponta que percepção do como se ouve é diferente no Planeta Vermelho, que possui uma característica muito peculiar
Fabio Previdelli Publicado em 04/04/2022, às 10h01 - Atualizado em 10/04/2022, às 07h00
Em fevereiro do ano passado, a NASA divulgou os primeiros registros sonoros que o rover Perseverance fez de Marte. Agora, as gravações ajudaram os cientistas a entender melhor como as coisas funcionam no Planeta Vermelho.
Com isso, foi possível determinar, por exemplo, que a velocidade do som é diferente por lá do que se comparado com a Terra — em Marte o som é mais lento. Além do mais, dependendo da estação do ano, a variação sonora é diferente, sendo que o silêncio domina a maior parte do tempo.
Now that you’ve seen Mars, hear it. Grab some headphones and listen to the first sounds captured by one of my microphones. 🎧https://t.co/JswvAWC2IP#CountdownToMars
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 22, 2021
Segundo estudo publicado na revista Nature na última sexta-feira, 1, a atmosfera do Planeta Vermelho, que é composta, principalmente, de dióxido de carbono, faz com que o som viaje de maneira mais lenta. Para se ter ideia, a velocidade do som por aqui é de cerca de 343 metros por segundo, enquanto em Marte varia entre 240 e 250 m/s.
Por conta do silêncio absoluto que toma conta do planeta, os pesquisadores acreditavam que o microfone do rover Perseverance pudesse estar quebrado. "Uma das características mais marcantes das gravações sonoras é o silêncio que parece prevalecer em Marte", aponta Sylvestre Maurice, astrofísico da Universidade de Toulouse, na França, e principal autor do estudo.
Marte é muito quieto por causa da baixa pressão atmosférica”, explica Baptiste Chide, que também participou da pesquisa.
Entretanto, Marte pode não ser tão silencioso assim durante todo o tempo. Com a mudança das estações, que ocorrerá nos próximos meses, o planeta poderá ficar mais “barulhento”, apontam os pesquisadores.
“Estamos entrando em uma temporada de alta pressão. Talvez o ambiente acústico em Marte seja menos silencioso do que quando pousamos", completa Chide.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro