A Casa Branca divulgou que os dois governantes tiveram o primeiro contato desde que o presidente dos EUA tomou posse
Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/02/2021, às 13h36
Pela primeira vez, desde que Joe Biden tomou posse como presidente dos EUA, em 20 de janeiro, o democrata e o dirigente chinês, Xi Jinping, conversaram pelo telefone ontem, 10. A Casa Branca divulgou o primeiro contato dos dois governantes. As informações são da Folha de S. Paulo.
Além de esta ser a conversa inicial entre os dois políticos, é também a primeira vez que Xi tem contato com um mandatário americano. A última vez que isso aconteceu foi apenas em março do ano passado.
Segundo comunicado da Casa Branca, os dois "trocaram opiniões sobre o combate à pandemia de Covid-19 e os desafios comuns de segurança sanitária global, mudança climática e prevenção da proliferação de armas".
A nota também informou que o presidente dos EUA "ressalta suas preocupações fundamentais sobre as práticas, primárias, coercitivas e injustas de Pequim, a repressão em Hong Kong , os abusos de direitos humanos em Xinjiang e as ações cada vez mais assertivas na região, inclusive em relação a Taiwan”.
Essa questão foi respondida por Xi. De acordo com a TV estatal chinesa, o mandatário chinês afirmou que espera que esse conflito seja resolvido de maneira construtiva e que os EUA tenham cautela em relação a essas questões.
O presidente da China também disse que os dois países devem cooperar entre si, pois um confronto entre eles seria um desastre para ambos. Por isso, Xi demonstrou a esperança de manter diálogo entre China e Estados Unidos.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço