Francisco Morales Bermúdez durante seu governo - Wikimedia Commons
Europa

Presidente do Peru durante Operação Condor é condenado na Itália

Francisco Morales Bermúdez hoje tem 100 anos e foi condenado à prisão perpétua

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/02/2022, às 16h33

A última instância judicial italiana, a Corte de Cassação da Itália, confirmou nesta quinta-feira, 10, a sentença de Francisco Morales Bermúdez, que foi presidente do Peru durante a Operação Condor, e hoje, com 100 anos, foi condenado à prisão perpétua pelo desaparecimento e pela morte de dois italianos entre as décadas de 1970 e 1980.

Outros ex-militares peruanos haviam pedido recursos e foram recusados pelo tribunal italiano, entre eles estão Germán Ruiz Figueroa, que morreu em 2019, e Martín Martínez Garay. As informações são da Ansa.

Bermúdez, o antigo ditador do Peru, e Garay, receberam condenações pelo assassinato de Horacio Campiglia, sequestrado no Brasil e levado para a Argentina, e Lorenzo Viñas Gigli, um ítalo-argentino.

O governo de Francisco Morales Bermúdez durou de 1975 a 1980, e começou após a deposição de seu antecessor, o general Juan Velasco. A Justiça da Itália, agora, pode buscar pela extradição formal dos dois de volta ao Peru.

O caso do ex-ditador peruano era analisado pela Itália há mais de 20 anos, ao lado de outras 140 pessoas, incluindo 59 argentinos, seis paraguaios e 11 brasileiros.

Com a morte de muitos dos acusados, o número de réus diminuiu e restaram apenas representantes do Peru, Bolívia, Chile e Paraguai.

Brasil Itália operação Francisco Morales Bermúdez condor

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião