Mette Frederiksen em conferência de 2022 - Getty Images
ChatGPT

Premiê da Dinamarca surpreende Parlamento com discurso escrito por ChatGPT

Após ler texto, a primeira-ministra revelou que suas palavras não eram de autoria humana. Entenda!

Redação Publicado em 31/05/2023, às 13h18

Nesta quarta-feira, 31, Mette Frederiksen, a primeira-ministra da Dinamarca, surpreendeu o Parlamento ao fazer um discurso que não foi escrito por humanos, e sim por um dos mais famosos softwares de inteligência artificial do momento, o ChatGPT

Após citar as conquistas e pontos fortes de seu governo até o momento, a política revelou aos ouvintes que suas palavras haviam sido, na verdade, geradas pelo assistente virtual. 

A ação teria como objetivo mostrar tanto o potencial quanto o perigo representado pelo avanço das IAs às diferentes esferas da vida pública, conforme repercutiu o portal The Nation View: 

O que acabei de ler não é fruto do meu trabalho ou de qualquer outra pessoa. Embora nem sempre acerte o alvo, tanto nos detalhes do programa de trabalho do governo quanto na pontuação, pode-se dizer que as capacidades do (ChatGPT) são ao mesmo tempo fascinantes e assustadoras", apontou Frederiksen.

O uso do software vem crescendo exponencialmente nos últimos meses, causando alarme entre muitos, que temem a perda de empregos por conta de empresas decidindo substituir mão-de-obra humana pelo conteúdo produzido pelos recursos digitais gratuitos, e também a desinformação que pode ser espalhada com a ajuda de inteligências artificiais.

O discurso 

Confira a seguir um trecho criado pelo ChatGPT para a premiê da Dinamarca

Tomamos medidas para combater as alterações climáticas e para garantir uma sociedade mais equitativa e inclusiva onde todos os cidadãos tenham oportunidades iguais. Também trabalhamos para fortalecer nosso sistema de saúde e social para que todos os cidadãos possam obter ajuda em suas necessidades (...) Tenho orgulho do que alcançamos juntos neste último ano parlamentar, embora tenhamos enfrentado desafios e oposição ao longo do caminho". 
notícias Dinamarca discurso primeira-ministra premiê IA ChatGPT

Leia também

Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro


Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica


Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília


Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II