Trecho de vídeo mostra algumas das peças mais raras - Divulgação / Vídeo / NSCtv
Brasil

Prataria completa: Colecionador reúne 120 louças raras do período imperial

André Luiz Rigo detém uma das maiores coleções ligadas ao período, já autenticadas pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC

Wallacy Ferrari Publicado em 13/03/2023, às 10h45

Com os efeitos do tempo, são poucas as coisas de séculos atrás que, nos dias atuais, podem ser vistas ou até mesmo tocadas. Contudo, o colecionador catarinense André Luiz Rigo, 37, chama atenção pelo esmero com itens antigos, especificamente ao colecionar louças do período imperial com inscrições capazes de revisitar a memória do país.

Entrevistado pela NSCtv, afiliada da TV Globo em Santa Catarina, o rapaz não apenas conseguiu acumular a numerosa coleção através de seguidos arremates em leilões, mas conseguiu atestar a legitimidade de todos os objetos junto ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), posteriormente escrevendo o livro "A mesa do rei", que detalha a prataria usada pela família imperial.

O colecionador ainda revelou ao veículo que não apenas as expõe para visitar, como as usa em ocasiões especiais — sempre em condições seguras, além de armazená-las em compartimentos planejados especialmente para a preservação dos itens.

Item favorito

Dois dos itens de sua coleção chamam atenção por serem de uso diretamente atribuído a dois imperadores do Brasil; o primeiro é um prato raso do serviço PII Grande, cuja sigla representa Dom Pedro II. A peça, com contorno verde e dourado, foi obtida após uma oferta de R$ 7 mil, chamando atenção ao estado de conservação quase perfeito.

Pratos de Dom João VI (esq.) e de Dom Pedro II (dir.) / Crédito: Arquivo pessoal / André Luiz Rigo

 

Outro imperador representado em sua coleção compõe uma das peças mais antigas; 'Serviço de Pavões' pertencia a coleção pessoal de Dom João VI, contando com ornamentos floridos estampando a louça, datado entre os anos de 1735 e 1796.

Brasil Santa Catarina família imperial Brasil Império coleção colecionador prataria

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos