Grupo de extrema-direita realizava treinamentos militares para tentar tomar o controle de regiões no leste da Alemanha
Giovanna Gomes Publicado em 05/11/2024, às 11h20
Oito suspeitos foram presos pela polícia alemã nesta terça-feira, 5, por supostamente integrarem um grupo terrorista de extrema-direita que realizava treinamentos militares para tentar tomar o controle de regiões no leste da Alemanha por meio de um golpe, além de promover uma "limpeza étnica". Os detidos, com idades entre 21 e 25 anos, são todos cidadãos alemães.
A organização, conhecida como Separatistas Saxônicos, vinha operando desde 2020, segundo o Ministério Público alemão. "É um grupo militante de 15 a 20 indivíduos, cuja ideologia é caracterizada por ideias racistas, antissemitas e parcialmente apocalípticas", afirmou o Ministério Público.
De acordo com as investigações, o grupo acreditava que a Alemanha está à beira de um colapso e treinava para impor à força um novo sistema de governo no leste do país, inspirado no nazismo. Os planos incluíam, se necessário, a expulsão forçada de "grupos indesejados" da região. As informações são do portal DW.
Entre os detidos estão quatro fundadores do grupo, identificados como Joerg S., Joern S., Karl K. e Norman T. Sete dos suspeitos foram presos nas cidades de Leipzig, Dresden e Meissen, no leste da Alemanha, enquanto outro foi detido em Zgorzelec, na Polônia, na fronteira alemã. Aproximadamente 20 propriedades estão sendo revistadas, e há operações de busca também na Áustria.
A organização terrorista teria sido criada em novembro de 2020, por um jovem da cidade de Brandis, com o apoio de outros três membros na época. O grupo continuou a crescer em 2022 e 2023, ampliando sua presença também no ambiente virtual.
Segundo as autoridades, os integrantes do grupo realizavam treinamentos paramilitares que incluíam guerra urbana e manuseio de armas de fogo. Estavam adquirindo equipamentos militares e se preparando para um "Dia X" — uma referência ao conceito do extremista de direita James Nolan Mason, popular na década de 1980, que prevê um suposto colapso do governo, momento em que o grupo estaria pronto para tomar o poder à força.
'Corte no Tempo': A trágica morte por trás do filme mais assistido da Netflix
'Coragem, Irmão!' Série em destaque na Netflix é baseada em história real?
Diretor explica por que filme sobre Joana D'Arc levou 30 anos para ser feito
Como os astronautas votam nas eleições americanas?
Por que esquilo separado de influencer foi sacrificado nos EUA?
Rover da NASA encontra misteriosas manchas verdes em Marte