Imagem ilustrativa - Pixabay
Brasil

Plataforma ajuda pessoas a pagarem boletos em atraso (de outras pessoas)

Projeto Garrafa no Mar já ajudou no pagamento de quase meio milhão de reais em dívidas

Fabio Previdelli Publicado em 20/01/2022, às 10h24

Com a pandemia, milhares de pessoas perderam seus empregos ou tiveram uma redução brusca em suas rendas. No outro lado dessa equação, a inflação nos preços de alimentos básicos fizeram com que parte da população tenha uma enorme dificuldade em se manter com o mínimo. Assim, muitos passaram a acumular diversas dívidas.

Contas de gás, de luz, internet, aluguel, enfim, várias famílias entraram na inadimplência — segundo levantamento do Serasa, divulgado em 1º de dezembro de 2021, a taxa de devedores atingiu 63,5 milhões de brasileiros, a mais alta desde junho de 2020. 

Mas, e se, parte de seus boletos fossem pagos por outra pessoa que você não conhece? A ideia pode parecer boa demais para ser verdade e muitos podem até desconfiar que trata-se de um golpe, mas é justamente esse o intuito do projeto Garrafa no Mar.

Eu estava lendo uma matéria de uma revista eletrônica e vi que garrafas são jogadas ao mar até hoje para saber onde elas chegam, seu alcance, sua velocidade, quem respondeu, etc. Então tive esse estalo: imagina se as pessoas pudessem colocar suas contas básicas de consumo — porque muitas perderam sua fonte de renda — numa garrafa e ela aparecesse paga”, explica o idealizador do projeto Alexandre Caruso ao Estadão.

Integrante do grupo de risco da Covid-19, por conta de uma bronquite, Caruso se viu obrigado a ficar em casa durante um longo período, o que o fez refletir sobre outras pessoas que tiveram que fazer o mesmo, mas sem condições financeiras para isso. 

Breve cadastro

Assim surgiu o projeto, que é muito simples: para entrar na plataforma, é necessário fazer um breve cadastro e registrar os códigos de barra de suas contas de mais urgência. Aí é só esperar ser ajudada pelos chamados “anjos” — pessoas anônimas que possuem uma condição financeira um pouco mais estável.

O dinheiro não passa por nenhum intermediário, ele é usado diretamente para pagar a conta. A simplicidade do Garrafa no Mar passou a atrair um número cada vez maior de usuários. 

Para se ter uma ideia, até o início de 2022, quase meio milhão de reais em boletos foram pagos. Até a primeira semana do ano, por exemplo, a plataforma já contava com 1.667 doadores e 1.872 beneficiados — sendo que alguns já tiveram mais de uma dezena de contas pagas.

Brasil notícias pandemia Inadimplência Garrafa no Mar dívidas boleto

Leia também

Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço