Pinguim fêmea conhecida como Pen-chan - Arquivo Pessoal
Mundo

‘Pinguim fugitiva’ é achada após sobreviver a mar aberto e tufão no Japão

Uma pinguim fêmea no Japão foi encontrada em segurança após duas semanas desaparecida, tendo sobrevivido ao mar aberto e a um tufão

Redação Publicado em 11/09/2024, às 11h30

Uma pinguim fêmea no Japão, conhecida como Pen-chan, foi encontrada em segurança após duas semanas desaparecida, tendo sobrevivido ao mar aberto e a um tufão.

Criada em cativeiro e sem capacidade de voar, Pen-chan, uma pinguim-do-cabo, nunca havia nadado em mar aberto ou vivido por conta própria. Ela escapou de um evento na região central de Aichi em 25 de agosto, deixando seu cuidador, Ryosuke Imai, "desesperado", repercute a AFP.

A equipe iniciou imediatamente as buscas, mas um tufão, com chuvas recordes em todo o país, dificultou os esforços. Dada a inexperiência da ave em nadar e sobreviver na natureza, a equipe temia que ela não fosse longe ou sobrevivesse mais de uma semana.

'Milagre'

No entanto, para surpresa de todos, em 8 de setembro, Imai recebeu uma ligação informando que Pen-chan havia sido avistada alegremente nadando em uma praia a 45 quilômetros de distância.

"Eu esperava vê-la exausta, mas ela estava nadando como sempre", relatou o cuidador à AFP, descrevendo o episódio como "um milagre". Ele acredita que a pinguim de 6 anos sobreviveu alimentando-se de peixes e caranguejos que capturou sozinha.

"Ela provavelmente parou em vários locais para descansar, mas ainda é inacreditável", acrescentou. Apesar de ter perdido um pouco de peso, Pen-chan se encontrava em boas condições ao ser resgatada.

Mundo Japão notícias Pinguim tufão mar aberto pinguim-do-cabo Ryosuke Imai Aichi Pen-chan

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos