Ruínas da torre escavada - Divulgação/ Pre-Construct Archaeology
Arqueologia

Pesquisadores escavam trecho desconhecido da Muralha de Adriano

Esforços recentes revelaram uma torre incomum que fazia parte do monumento histórico britânico

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/09/2022, às 16h11

Uma escavação na cidade britânica de Newcastle upon Tyne descobriu uma torre que fez parte da famosa Muralha de Adriano, a mais extensa fortificação construída pelo Império Romano. 

Feito de madeira e pedra, o marco histórico, que possui 1.900 anos, está localizado na fronteira da Inglaterra com a Escócia. A torre de vigia revelada recentemente, por sua vez, teria nove metros de altura, o que a torna a segunda mais alta já encontrada.

Ela fornece uma vista para o rio Ouseburn e seu respectivo vale. Além da construção, foram descobertos poços onde, segundo os especialistas, teriam sido instaladas estacas. A segurança reforçada do local sugere que se tratava de um ponto estratégico. 

Estrutura sobrevivente 

De acordo com informações do portal Chronicle Live, o sítio arqueológico estava escondido por um edifício que foi recentemente demolido, um fato que deixa os especialistas esperançosos para desdobramentos futuros. 

Nossa investigação demonstrou que os vestígios arqueológicos significativos relacionados à Muralha de Adriano podem sobreviver nas áreas mais construídas da cidade de Tyneside", explicou Scott Vance, que está liderando a escavação. 

O próximo passo, para a equipe de arqueólogos explorando o local, é descobrir mais informações a respeito da "natureza única" da torre, que possui tamanho e localização "incomuns" em relação às outras estruturas semelhantes reveladas através da extensão do monumento. 

Inglaterra notícias arqueologia Muralha de Adriano Newcastle upon Tyne

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião