Estabelecido em torno de uma necrópole antiga, o assentamento tem mais de 5 mil anos e atingiu dimensões inusitadas para a época
Pamela Malva Publicado em 05/05/2020, às 15h20
Novas pesquisas da Universidade de Granada identificaram a primeira cidade da Península Ibérica. Estabelecida há mais de 5 mil anos, a civilização foi construída em torno da necrópole Los Millares, em Almería, na Espanha.
Segundo as informações publicadas na revista Arqueologia e Ciências Antropológicas, a cidade descoberta é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa Ocidental. Com quase 19 hectares, o assentamento apresentava 13 fortes defensivos, quatro linhas de muralhas e a necrópole com túmulos coletivos.
De acordo com os pesquisadores da Universidade, foi possível definir o ano no qual a cidade foi construída a partir dos primeiros enterros realizados na necrópole. As lápides encontradas indicam que tais indivíduos foram sepultados em entre 3220 e 3125 a.C..
Dessa forma, os especialistas determinaram que a cidade tem aproximadamente 5,2 mil anos de existência. Além disso, as dimensões inusitadas da civilização mostraram que ela foi construída em um curto intervalo de tempo, atingindo um tamanho nunca antes visto na Península Ibérica.
Mulher relembra ataque de serial killer que apareceu em programa de namoro na TV
Documentário sobre o caso JonBenét Ramsey vai mostrar lacunas da investigação
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor