Vista aérea do Monte Ararat - Wikimedia Commons
Turquia

Pesquisadores descobrem fósseis no Monte Ararat com relação à Arca de Noé

Os resquícios encontrados no pico nevado mais alto da Turquia apontam que o mar ficou próximo da montanha atribuída ao desembarque bíblico

Wallacy Ferrari Publicado em 21/07/2020, às 09h59

Uma equipe de paleontólogos encontrou diversos vestígios fossilizados de itens relacionados ao período Mioceno, entre 23 milhões e 55 milhões de anos atrás, no Monte Ararat, montanha mais alta da Turquia. De acordo com os objetos coletados, os exames apontaram que o monte já esteve próximo das margens de um antigo mar do período.

Os fósseis, encontrados durante uma expedição na região nevada de Ildir, foram entregues a arqueólogos da Universidade de Ildir e da Universidade de Ataturk, que localizaram na análise diversos fragmentos de folhas de palmeiras antigas, que se desenvolviam apenas em biomas próximos ao mar.

Alguns dos resquícios fossilizados encontrados pela equipe / Crédito: Celalettin Gözüaçık

 

Com a descoberta, os pesquisadores retornaram ao local onde encontraram o item e recolheram amostras adicionais de folhas semelhantes, que também crescem apenas no litoral. De acordo com o Daily Sabat, os arqueólogos puderam adicionar provas de que o Monte Ararat ficava próximo do mar ou do oceano.

O pico nevado atrai milhares de turistas anualmente pela relação do local com a Arca de Noé, pois o pico é atribuído como o local de desembarque de seu navio após o dilúvio. Sendo próximo do mar, a chegada seria justificada no monte.

fóssil Arca de Noé planta Monte Ararat pico

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II