O spray pode proteger contra o vírus por até 8 horas; especialistas reiteram que a substância é complementar à vacina
Penélope Coelho Publicado em 13/01/2022, às 14h22
Nesta quinta-feira, 13, foi divulgado que pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, produziram um spray nasal que pode oferecer proteção contra o novo coronavírus.
Segundo os especialistas, a substância tem sua eficácia iniciada desde o momento da aplicação, protegendo contra a Covid-19 por até 8 horas.
De qualquer forma, os estudiosos reiteram que o spray é um tratamento preventivo, ou seja, não substitui e nem é uma vacina, só podendo servir como complemento ao imunizante. As informações são do O Globo.
O produto foi realizado a partir da molécula TriSb9, o elemento desenvolvido pela equipe realiza a inativação da proteína da Covid-19 que invade as células, chamada de Spike.
Com isso, testes realizados em animais mostraram que a molécula é eficaz por "pelo menos oito horas, mesmo em casos de alto risco de exposição”, como afirmou comunicado oficial.
"O TriSb92 neutraliza potentemente o SARS-CoV-2 e suas variantes de preocupação, incluindo a Delta e a Ômicron. A administração intranasal de uma dose modesta de TriSb92 (5 ou 50 microgramas) oito horas antes da exposição ao SARS-CoV-2 B. protegeu eficientemente 1.351 camundongos da infecção".
No entanto, é necessário que os resultados do estudo ainda sejam revisados e mais testes sejam feitos, até que o spray possa ter liberação para uso em seres humanos.
Confira a pesquisa completa neste link.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço