Montagem relaciona os ossos com reconstrução do animal atacando uma raia - Robert W. Boessenecker
Paleontologia

Pesquisa remonta ossos encontrados e forma esqueleto de golfinho extinto há 25 milhões de anos

A equipe de cientistas acredita que o animal tinha 15 pés de comprimento e foi o principal predador da comunidade que esteve instalado

Wallacy Ferrari Publicado em 09/07/2020, às 14h29

Uma equipe de pesquisadores publicou um estudo na revista Current Biology na manhã de quinta-feira, 9, relatando uma descrição detalhada sobre a união de diversas partes de um golfinho, descoberto na Carolina do Sul. A análise identificou que os ossos são de um golfinho Ankylorhiza tiedemani comb. N e acreditam que o animal era o principal predador da comunidade em que vivia.

A identificação inicialmente foi possibilitada pois um rostro parcial do fóssil era bastante semelhante ao focinho dos golfinhos. A partir da descoberta, várias linhas de evidências anatômicas — como os dentes, nadadeiras e coluna vertebral — deram luz a pesquisa, relacionando as características do fóssil com os de golfinhos, mas também de baleias dentadas.

Relação de ossos caracterizam a semelhança com a espécie relatada / Crédito: Robert W. Boessenecker

 

Acredita-se que o animal era um predador violento e mesclava características da baleia-assassina com os golfinhos, possibilitando maior compreensão também sobre a evolução paralela de ambas as espécies de animais marinhos. Os pesquisadores acrescentam que o animal tinha cerca de 4,5 metros de comprimento e viveu há 25 milhões de anos atrás.

O principal autor da pesquisa, Robert W. Boessenecker, relatou a possibilidade de ter encontrado uma evidência da evolução paralela com surpresa: "O grau em que as baleias e os golfinhos chegam independentemente às mesmas adaptações gerais de natação, em vez de essas características evoluírem uma vez no ancestral comum de ambos os grupos, nos surpreendeu".

Estados Unidos ossos esqueleto pesquisa Biologia Paleontologia

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro