Após a morte da rainha Elizabeth II, hino do Reino Unido sofreu alterações e agora é cantado como 'God Save the King'
Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/09/2022, às 17h33
Nesta sexta-feira, 9, pela primeira vez o hino oficial do Reino Unido foi cantado com alteração na letra, depois do longo reinado de Elizabeth II — que veio a falecer na última quinta-feira, 8. Antes, o hino era cantado como 'God Save the Queen', e hoje foi, depois de 70 anos, cantado pela primeira vez como 'God Save the King', em referência ao novo monarca, o rei Charles III.
O evento em que o 'novo' hino foi cantado pela primeira vez ocorreu na catedral de St. Paul, em Londres, ao fim do serviço memorial para a finada rainha Elizabeth II. Confira a seguir o vídeo do canal oficial da Família Real Britânica do YouTube, com o hino 'God Save the King':
A letra do hino permaneceu a mesma, em essência, apenas com devidas alterações para evitar perda de sentido. Em vez de 'queen' (rainha), é cantado 'king' (rei), alem de substituir termos como 'ela' e 'dela' por 'ele' e 'dele'.
A rainha Elizabeth II estava no poder havia 70 anos, tendo sido a responsável pelo segundo reinado mais longo da história da Europa — atrás apenas dos 72 anos de Luís XIV, da França. Por isso, claro, o hino do Reino Unido passou tanto tempo sem sofrer qualquer alteração em sua letra.
Tendo falecido na manhã da última quinta-feira, 8, Elizabeth II já apresentava alguns problemas de saúde anteriores, tendo passado uma noite em um hospital, em outubro do ano passado, e diagnosticada com covid-19 em fevereiro deste ano — o que, segundo ela, havia a deixado "muito cansada e exausta".
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal
Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'