Pedra em formato félico encontrado na Espanha - Reprodução / Redes Sociais / Facebook / Árbore Arqueoloxía Restauración S. Coop. Galega
Arqueologia

Pedra em formato fálico é encontrada em castelo medieval na Espanha

O item foi descoberto na Torre de Meira e tinha finalidade curiosa durante o século 15

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 13/06/2023, às 16h58 - Atualizado em 16/06/2023, às 10h18

Arqueólogos fizeram uma descoberta curiosa na Torre de Meira, uma fortaleza medieval na região autônoma da Galiza, na Espanha; uma pedra com formato semelhante ao de um órgão genital masculino. Apesar de sua forma incomum, o objeto não tinha propósito sexual, sendo utilizado para afiar armas na Idade Média.

A equipe da instituição Árbore Arqueoloxía Restauración S. Coop. Galega, responsável pela descoberta, anunciou o achado em 22 de maio por meio do Facebook. Segundo o site espanhol Treinta y seis, os especialistas têm investigado o local arqueológico há três anos, de acordo com a revista Galileu.

Através de postagem na rede social, a instituição informou que, após quase dois meses de escavações e remoção de toneladas de entulho, a fase de escavação na Torre de Meira estava chegando ao fim. Um dos arqueólogos da equipe, Darío Peña, explicou que a Torre de Meira foi um antigo castelo que foi saqueado durante as Revoltas Irmandinhas (1467-1469).

Acredita-se que o próprio proprietário da fortaleza possa ter ordenado sua destruição. O especialista afirma que a pedra fálica de 15 centímetros é datada do século 15.

Finalidade do objeto

Pelas marcas em um dos lados, acredita-se que ela tenha sido utilizada como ferramenta para afiar armas e outros utensílios. “Na nossa cultura, tudo o que se relaciona com a sexualidade é mais modesto e nos contextos medievais não é tão comum encontrar este tipo de representação”, conta Peña em entrevista.

Elementos como uma pedra com formato fálico eram bastante comuns em sítios pré-históricos, romanos ou celtas, mas são menos encontrados na Europa medieval. Ao National Geographic, Peña explicou que o objeto fálico "materializa a associação simbólica entre violência, armas e masculinidade” e representa “uma associação que sabemos existir na Idade Média e que também está presente em nossa cultura hoje".

descoberta Castelo Espanha medieval formato pedra fálico Torre de Meira

Leia também

Pior serial killer da Austrália pode estar solto, diz político


Segundo Spielberg, 'Jurassic Park' é 'continuação secreta' de outro filme


Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica


Estudante descobre segredo do copo Stanley ao cortar produto ao meio


A confissão de um colega de escola de Kate Middleton: 'Não sei se é apropriado'


Soldados norte-coreanos desenvolvem vício inusitado durante a guerra da Ucrânia